27/07/2020 12:43

Epicovid-19 ou Sufocovid-19?

  • Blog Ciência Fundamental

A experiência de fazer ciência em meio a uma pandemia

Ilustração: Sandra Jávera

Por Pedro Hallal

O Epicovid-19 é um projeto que deixará um legado. Poucas vezes uma pesquisa científica chegou tão perto das pessoas no Brasil. Os resultados são divulgados quase em tempo real, a cobertura da mídia tem sido incrível e os resultados vem sendo publicados nas melhores revistas científicas. O que quase ninguém sabe é que o grupo de WhatsApp criado pelos participantes do projeto é Sufocovid-19. O codinome não é fortuito.

No final de fevereiro, viajei aos Estados Unidos para um curso de três semanas. Naquela época, falava-se de um vírus surgido na China que estaria chegando à Europa, sobretudo à Itália. O coronavírus me parecia um ente tão distante quanto desconhecido. No voo de ida, ninguém usava máscara. Nos primeiros dias do curso, todos se cumprimentavam com apertos de mão e até abraços. Com o passar do tempo, os abraços sumiram e mesmo o aperto de mão foi sendo evitado. Já se falava em lavar as mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca. O curso foi interrompido e voltei no meio de março. No avião, muita gente de máscara.

Como reitor da Universidade Federal de Pelotas, propus a suspensão imediata das aulas, decisão logo seguida pelas demais universidades federais. Até então, meu diploma de epidemiologista estava guardado desde 2016, quando me elegi reitor. Comentei com minha companheira que eu precisava fazer algo. Tirei o pó do diploma e pus a mão na massa. Afinal, minha formação foi toda financiada com dinheiro público, obtido por meio de impostos pagos pela população.

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S. Paulo.

  • Temas
  • Covid 19
  • Epicovid19

Projetos e pesquisadores relacionados