09/03/2021 02:50

Inscrições abertas: Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas

  • Institucional

Começam hoje as inscrições para o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativasrealizado pelo Serrapilheira e pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). Receberemos candidaturas até o dia 3 de maio, mas os primeiros 500 inscritos terão preferência no processo seletivo, então não deixe para depois.

O novo programa vai oferecer uma formação gratuita em ciências da vida com um foco no uso da matemática, física e ciência da computação. Os selecionados aprenderão sobre métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda da biologia e ecologia (veja aqui a lista completa de professores e tópicos ensinados).

O treinamento é voltado a pessoas com graduação completa em qualquer área, mas é necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês. A primeira edição, remota, será de 5 a 30 de julho, com aulas de manhã e à tarde, de segunda a sexta. Os participantes devem ter disponibilidade para se dedicar integralmente ao curso neste período.

Serão selecionadas até 50 pessoas. Mais informações sobre o programa, o edital e o link para a inscrição estão disponíveis no site do ICTP-SAIFR. Se tiver dúvidas, envie um e-mail para qbioprogram@ictp-saifr.org.

Por que biologia e ecologia transdisciplinares?

A pesquisa moderna em ciências da vida gera uma quantidade enorme de dados complexos. Hoje é fundamental quebrar fronteiras artificiais limitantes, de modo que um jovem biólogo saiba que ele pode usar uma equação como um matemático ou pensar como um físico para entender sistemas biológicos complexos como um ecossistema tropical.

Ao mesmo tempo, com a explosão de dados em biologia e ecologia, muitos físicos estão migrando para estas áreas para aplicar as ferramentas que aprenderam estudando sistemas complexos.

Akiko Iwasaki e Simon Levin

Para saber mais, assista às gravações completas dos dois webinars de lançamento do programa, com o ecólogo Simon Levin e com a imunologista Akiko Iwasaki, referências internacionais em suas áreas. Eles são membros do Comitê Consultivo do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e participaram de sua concepção.

  • Temas
  • biologia
  • ciência da computação
  • ecologia
  • física
  • Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas
  • matemática