14/04/2023 04:19

Nota sobre a chamada pública Faperj-Serrapilheira exclusiva para cientistas negros e indígenas

  • Institucional

Na última semana, recebemos críticas de pessoas negras e pessoas indígenas sobre o requisito da proficiência na língua inglesa previsto na chamada conjunta FAPERJ-Serrapilheira em ecologia, de apoio a jovens cientistas negros e indígenas sem vínculo empregatício com ICTs nº1/2023.

Conversamos por telefone com algumas dessas pessoas, acompanhamos atentamente as críticas e ouvimos as sugestões. Entendemos que a exigência da língua inglesa exclui uma parcela dos candidatos e reconhecemos o erro de ter adicionado a proficiência nessa língua como condição de aceitação de inscrições.

Por isso, na busca de ampliar a oportunidade para o público que a chamada busca alcançar, decidimos modificar o edital para retirar o requisito da proficiência no inglês. Isso significa que as propostas poderão ser submetidas em português, e as entrevistas também poderão ser conduzidas em português.

Para viabilizar essa mudança, vamos alterar nosso processo de seleção e convidar para o painel de avaliação apenas revisores falantes da língua portuguesa.

Também estendemos o prazo da submissão de propostas para 08 de maio de 2023, de modo a dar mais tempo para os interessados prepararem suas candidaturas.

Relembramos que os candidatos têm autonomia para escolher as instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro pelas quais pretendem passar, cabendo a eles negociar sobre sua integração aos grupos de pesquisa que os receberão. Assim, os candidatos estão livres para buscar grupos e instituições que considerem que melhor se encaixam em seus perfis.

Para o futuro, prometemos intensificar nossas conversas com pessoas negras e indígenas, buscando aprender mais e desenvolver nossas ações com elas.

Cristina Caldas
Diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira

Hugo Aguilaniu
Diretor-presidente do Instituto Serrapilheira

Jerson Lima Silva
Presidente da Faperj

  • Temas
  • Chamada Faperj
  • proficiência no inglês

Projetos e pesquisadores relacionados