11/07/2018 07:37

Pesquisadores do Serrapilheira oferecem vagas de pós-doutorado em projetos

  • Ciências da vida
  • Geociências

Cientistas contemplados pelo financiamento da 1ª Chamada Pública buscam doutores em astrofísica e da neurociência, para atuar no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte

Clarice Cudischevitch

Dois cientistas contemplados pela primeira Chamada Pública do Instituto Serrapilheira buscam pesquisadores de pós-doutorado para atuar junto a seus laboratórios. As vagas são nas áreas da astrofísica e da neurociência, para trabalhar no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte.

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos criada para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil. As pesquisas selecionadas pela primeira Chamada Pública do instituto recebem R$ 100 mil durante um ano. Depois, serão reavaliadas e podem obter novo financiamento de até R$ 1 milhão, por mais três anos.

A física Karín Menéndez-Delmestre oferece oportunidade no Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto foca em matéria escura na perspectiva da astrofísica observacional, principalmente no contexto da formação e evolução de galáxias no universo próximo e/ou distante. Os interessados devem entrar em contato com kmd@astro.ufrj.br.

O neurocientista Tarciso Velho busca pesquisador para estudar a base genética da aprendizagem vocal. A vaga é oferecida junto ao Instituto do Cérebro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para início imediato. O projeto tem o objetivo de entender o papel das mutações associadas a distúrbios de fala no funcionamento de circuitos cerebrais relacionados à produção vocal.

Os requisitos para concorrer à vaga são ter completado o doutorado em área pertinente (como biologia, neurobiologia ou genética), ter excelentes habilidades de comunicação e de trabalho em equipe e comprovar publicações anteriores. O candidato deve enviar por e-mail CV, carta de apresentação e informações de contato de três referências para velhot@neuro.ufrn.br.

Tarciso Velho e Kárin Menendez-Delmestre