Daniel Ardisson-Araújo

Biologia

O biólogo Daniel Ardisson-Araújo é um cientista preocupado com as complexidades microscópicas que geram enormes efeitos macroscópicos, já que sua pesquisa investiga as entranhas de insetos em busca de soluções para uma agricultura mais sustentável. Seu projeto tece um enredo onde vírus e bactérias desempenham papéis cruciais, diminuindo o tempo de vida e a resistência dos seus insetos hospedeiros. Dessa forma, os insetos indesejados para a agricultura tem um ciclo de vida reduzido e também diminuem a dependência de agrotóxicos e plantas transgênicas.

Originário de Brasília,  Daniel se graduou em ciências biológicas na Universidade de Brasília, onde também alcançou o mestrado e doutorado em biologia molecular. No doutorado, teve um período sanduíche na Kansas State University, Estados Unidos. Apesar de uma passagem como docente na Universidade Federal de Santa Maria, o biólogo retornou, em seguida, para o lar: a UnB. Hoje, Daniel dá aulas nos cursos de biologia e veterinária, além de coordenar o Laboratório de Virologia de Insetos da instituição. Os intervalos da pesquisa científica são entregues aos tapetes e roupas de crochê, pilates e a biodança. Amante das artes, o biólogo também faz colagens analógicas e adora ler, especialmente na companhia  de seus três gatos, Preta, Uqbar e pH. 

Projetos

Podemos controlar populações de insetos-praga da agricultura afetando a microbiota do intestino com a exposição oral a vírus que matam bactérias?
Ciência / Ciências da Vida

Insetos desempenham papeis importantes na natureza atuando como polinizadores, alimento e decompositores. Quando existe abundância de alimentos como numa plantação, alguns insetos podem se reproduzir de forma descontrolada e tornar-se pragas. As pragas são geralmente controladas com o uso de agrotóxicos que podem contaminar o alimento e o ambiente. Métodos alternativos de controle são essenciais para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. O intestino dos insetos-praga contém inúmeras bactérias que influenciam a nutrição, o desenvolvimento e a imunidade dos insetos. Dessa forma, será que é possível controlar populações praga da agricultura causando um desequilíbrio nessas bactérias dos insetos por meio da exposição oral a vírus que matam bactérias, os fagos? Esta perturbação intestinal visa afetar a saúde dos insetos, diminuindo o seu tempo de vida e tornando-os mais sensíveis ao controle e assim reduzindo ou evitando o uso de agrotóxicos e plantas transgênicas. 

Instituições

  • Universidade de Brasília

Chamadas

Chamada 6