Adenilton José da Silva

Ciência da Computação

O matemático Adenilton Silva trouxe suas investigações para a computação. Mestre e doutor em ciências da computação pela Universidade de Pernambuco, ele se dedica a entender como os computadores quânticos podem aprender a partir dos dados gerados pela sociedade. A aprendizagem de máquina é um processo em que os computadores aprendem informações novas a partir de dados brutos. E a pesquisa com processamento quântico é fundamental para áreas que a capacidade de processamento clássica não alcança – por exemplo, os estudos que usam a computação quântica para o desenvolvimento de redes neurais artificiais, outro campo que também recebeu sua atenção.

É um trabalho situado nos limites da computação. Apesar da dificuldade, Adenilton investiga se os computadores quânticos podem aprender de forma mais eficiente ou mais rápida que os computadores atuais. Além da docência e pesquisa, Adenilton gosta de realizar caminhadas e explorar a natureza.

Projetos

Aprendizagem de máquina quântica: modelos e algoritmos de aprendizado
Ciência / Ciência da Computação

A aprendizagem de máquina é uma área da ciência da computação cujos algoritmos possuem a capacidade de ‘aprender’ a partir de dados. Combinada com o grande volume de informações armazenadas diariamente, ela permitiu o desenvolvimento de aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento, como o diagnóstico de doenças e o reconhecimento de voz, entre outros. Muito se fala sobre o potencial da aprendizagem de máquina. O foco deste projeto, porém, está nas limitações da área e nos problemas que um computador não pode resolver. Por meio de um novo modelo de computação (a computação quântica), investigaremos como criar algoritmos mais eficientes, com melhor capacidade de aprendizado e que permitam a resolução de problemas hoje considerados intratáveis.

Recursos investidos

R$ 98.200,00

Instituições

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • algoritmo
  • aprendizagem de máquinas
  • computação quântica
  • inteligência artificial