Caio Oliveira

Química

Foi na Universidade Federal da Bahia que o farmacêutico Caio Oliveira começou sua carreira acadêmica. Ele viveu na capital baiana dos 11 aos 24 anos. Tornou-se mestre em química pela UFBA e, logo depois, doutor na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas. O pós-doutorado também foi na UNICAMP, mas Caio passou, ainda, pela Suíça, na Escola Politécnica Federal de Lausanne.

Hoje professor no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, Caio foi o primeiro de sua família a ter um diploma universitário. Mas felizmente a situação já é diferente agora, pois outros primos também completaram a educação superior. Fora das salas de aula e do laboratório, Caio anda de bicicleta e nada. Seus livros preferidos são “Cem anos de solidão” e “A insustentável leveza do ser”.

Projetos

Novos complexos metálicos quirais e suas aplicações em catálise assimétrica
Ciência / Química

Métodos catalíticos para a síntese de compostos enantiomericamente puros são de grande importância na preparação de moléculas de interesse farmacológico e da química fina. O desenvolvimento racional de ligantes enantioenriquecidos permite a formação preferencial de um dos enantiômeros em reações catalisadas por metais de transição. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de novas classes de ligantes enantioenriquecidos e suas aplicações para a síntese de novos complexos metálicos quirais. As duas linhas de pesquisa são basicamente: (i) o design de complexos quirais do tipo meio-sanduíche e suas aplicações em transformações assimétricas catalisadas por metais; (ii) a síntese de novos complexos heterobimetálicos e sua utilização para criar processos envolvendo ao menos duas reações sequenciais. O sucesso deste projeto permitirá a criação de uma nova área de pesquisa em catálise assimétrica.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Estadual de Campinas

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • catálise
  • complexos metálicos quirais
  • síntese