Celina Rodrigues

Ciências da Vida

As experiências e aventuras da infância em Diamantina foram determinantes para o caráter curioso e apaixonado pela natureza da cientista Celina Rodrigues. É seguro dizer que os primeiros passos da sua carreira como engenheira ambiental foram dados com os banhos de cachoeira e as trilhas de bicicleta pelo cerrado de Minas Gerais quando ela ainda era criança. 

Graduada em engenheira ambiental no Centro Universitário de Sete Lagoas, da Fundação Educacional Monsenhor Messias, Rodrigues fez o mestrado em meteorologia na Universidade Federal de Campina Grande e o doutorado em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São Paulo. Durante sua formação acadêmica a engenheira teve dois períodos no exterior, o primeiro na Universidade de Manitoba, no Canadá, e um período sanduíche na Universidade do Kansas, Estados Unidos. 

Analisando dados de satélites, seu projeto busca dimensionar os impactos da liberação de dióxido de carbono em diferentes biomas. Um estudo fundamental para mitigar os efeitos da mudança climática na ecologia brasileira. Fora dos laboratórios, a engenheira gosta de viajar e renovar a conexão com a natureza criada na infância. Longas trilhas a pé e de bicicleta estão sempre nos seus planos de lazer. 

Projetos

Como as mudanças climáticas influenciam as trocas de CO2 nos biomas brasileiros, na Amazônia Azul, no Oceano Atlântico Sudoeste e Antártico?
Ciência / Ciências da Vida

As concentrações de dióxido de carbono (CO2), importante gás de efeito estufa, aumentaram 50% desde a revolução industrial devido a atividades antrópicas. Nas últimas décadas, oceanos e florestas absorveram grande parte do CO2 antropogênico emitido para a atmosfera. O principal objetivo desta investigação é determinar o impacto das mudanças climáticas nos fluxos de CO2 nos biomas brasileiros, na Amazônia Azul, no Atlântico Sudoeste e no Oceano Antártico. Uma combinação de dados in situ, de satélite e de reanálise serão usados para atingir esse objetivo. Este projeto contribuirá para uma melhor compreensão do papel das áreas de estudo no balanço global de carbono. Possibilitando a tomada de decisões que garantam o uso sustentável das florestas e oceanos, contribuindo assim, para a preservação desses ecossistemas.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00
Grant Faperj: R$ 700.000,00

Instituições

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 1