Cibele Rocha Resende

Biologia

Na interseção entre fisiologia e imunologia, a bióloga Cibele Rocha Resende tem um projeto para desvendar alguns dos mistérios do coração humano. Uma minuciosa exploração dos macrófagos, células residentes no coração que podem ser os mensageiros entre o músculo cardíaco e os estressores fisiológicos. Um ponto fundamental para entender as respostas homeostáticas que mantém nosso órgão vital em equilíbrio.

Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Cibele rapidamente seguiu para o doutorado em fisiologia e bioquímica na mesma instituição. Tem três períodos de pós-doutorado, um deles na Washington University in Saint Louis, Estados Unidos. A bióloga também é membro da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Fora das salas de aulas e dos laboratórios na UFMG, Cibele se dedica a duas paixões: café e leitura.

Projetos

Os macrófagos residentes são ativados pelo estresse cardíaco?
Ciência / Ciências da Vida

Este projeto se ancora na interface entre duas áreas do conhecimento: Fisiologia e Imunologia. Apesar da presença de macrófagos residentes em diversos tecidos do corpo não ser uma novidade (como a micróglia no cérebro, as células de Kupffer no fígado, etc), foi só com o surgimento de técnicas mais sofisticadas na última década que foi possível identificar e caracterizar os macrófagos residentes no coração. Estas células estão envolvidas em diversas funções biológicas importantes, como formação de vasos sanguíneos e condução elétrica. Neste projeto, pretendemos investigar a existência de uma comunicação celular entre os macrófagos residentes e a célula muscular do coração, o cardiomiócito. Nossa hipótese é que os macrófagos presentes no tecido cardíaco podem detectar alterações fisiológicas e contribuir para uma resposta homeostática que vai ajudar o coração a se adaptar a um estímulo estressor. 

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais

Chamadas

Chamada 6