Eugenio Hottz

Ciências da Vida

Filho do meio entre três irmãos muito competitivos, Eugenio Hottz é biólogo pelo Centro Universitário de Barra Mansa e mestre em medicina tropical e doutor em biologia celular e molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz. No doutorado, Eugênio esteve um período na Universidade de Utah, Estados Unidos, e também obteve o pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto Oswaldo Cruz.

O biólogo se debruça sobre o papel das plaquetas na resposta imunológica que o corpo humano dá às infecções virais. Para ampliar os horizontes e esquecer um pouco do mundo microscópico, ele busca amparo na música. Praticante de dança de salão e exímio violonista, o cientista divide seu tempo entre laboratórios, artigos e compassos. Hoje docente na Universidade Federal de Juiz de Fora, Eugênio gosta de cozinhar e cultivar os próprios temperos no quintal. 

Projetos

Mecanismos de tromboinflamação em infecções virais
Ciência / Ciências da Vida

As plaquetas são células conhecidas por sua função na coagulação sanguínea, mas sua participação na resposta imunológica tem se tornado cada vez mais evidente. O objetivo do projeto é investigar como as plaquetas participam da regulação imune em infecções virais como dengue e COVID-19. O foco principal é a comunicação entre plaquetas e linfócitos, células do sistema imune conhecidas como glóbulos brancos. Os linfócitos desempenham diversas funções na resposta contra agentes infecciosos, como produção de anticorpos e eliminação de células infectadas, e são as células responsáveis pela geração de memória, favorecendo a resposta à uma reinfecção. O estudo é dedicado a investigar como ocorre a comunicação entre plaquetas e linfócitos, e como os componentes da coagulação e do sistema imunológico trabalham em conjunto, contribuindo para eliminação dos reservatórios virais, produção de anticorpos, inflamação e até mesmo na memória imunológica.

Recursos investidos

Grant 2022: R$ 700.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Juiz de Fora

Chamadas

Chamada 5
  • Temas
  • biologia celular
  • Imunobiologia
  • imunologia