Leandro Vieira dos Santos

Ciências da Vida, Engenharia

O Brasil desponta na produção de combustíveis derivados de biomassa. O biólogo Leandro Santos foi o primeiro no país a desenvolver uma levedura geneticamente modificada para aproveitar seu metabolismo na produção de bioetanol. A levedura é atualmente usada na indústria.

Leandro é mestre em microbiologia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa
e doutor em genética e biologia molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Para relaxar, o biólogo se converte no chef da sua casa e cozinha os almoços de fim de semana para todos. Além disso, cuidar de um sítio da família proporciona a ele a dose certa de serenidade para continuar o trabalho.

Projetos

Desenvolvimento de plataformas biológicas para produção de biocombustíveis e bioquímicos a partir de fontes renováveis de energia
Ciência / Engenharia

Da mesma maneira que o petróleo pode ser fracionado em uma refinaria petroquímica gerando uma série de compostos, o açúcar contido nas cadeias celulósicas e hemicelulósicas da biomassa vegetal também pode ser recuperado para a construção de diferentes blocos químicos. O desenvolvimento de linhagens microbianas que possam utilizar esses açúcares renováveis e servir como eficientes biocatalisadoras em fermentações é a base da construção de biorrefinarias. Utilizaremos ferramentas de engenharia metabólica e evolutiva, análises multi-ômicas e biologia de sistemas para predizer rotas metabólicas e desenvolver linhagens microbianas para a produção de diferentes blocos químicos, auxiliando o Brasil na liderança do desenvolvimento de energia renovável. Busca-se elucidar as bases moleculares envolvidas no metabolismo, na rede de sinalização que regula a produção desses compostos e na tolerância a grupos de inibidores presentes em hidrolisados provenientes de materiais lignocelulósicos.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/LNNano
  • University of Manchester (UK)

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • biocombustíveis
  • energia
  • fonte renovável
  • plataformas biológicas