Luiz Eduardo Del-Bem

Ciências da Vida

Luiz Eduardo Del-Bem lembra com nitidez da primeira vez que teve uma experiência científica: ele tinha seis anos e se deparou com o fóssil de uma planta. De lá para cá seu interesse só aumentou. Hoje o biólogo é mestre e doutor em genética e biologia molecular, títulos obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa é um olhar para o passado. Por meio de um estudo minucioso, ele vai tentar revelar o panorama ecológico da colonização do espaço terrestre pelos seres vivos pioneiros.

Além de cientista, Luiz Eduardo toca piano e baixo. Para ele existe um vínculo muito forte entre a música e a criatividade. De família agricultora, o biólogo gosta de ajudar a família a manter a fazenda em dia. Além de se arriscar na cozinha, Luiz Eduardo também é professor no Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Projetos

As origens da vida em terra firme: como algas terrestres microscópicas criaram os solos do planeta e deram origem às plantas terrestres
Ciência / Ciências da Vida

A colonização da terra firme é um dos eventos chave na história evolutiva da vida na Terra. As formas de vida mais complexas conhecidas evoluíram em terra: mamíferos, aves e plantas com flores. A vida terrestre também se desenvolveu em comunidades das mais diversas e ecologicamente complexas: os ecossistemas de florestas tropicais. Apesar da imensa importância científica da questão de como a vida colonizou a terra firme, pouco é conhecido sobre como e quando o processo aconteceu. Perguntas que permanecem para serem respondidas se relacionam à natureza das primeiras comunidades ecológicas terrestres, a origem dos solos biologicamente ativos e a origem das plantas terrestres que depois originaram às florestas atuais e ancestrais. Estamos lidando com algumas dessas questões, em especial como solos se originaram durante a colonização da terra firme por microrganismos fotossintetizantes e o testes experimentais de uma nova teoria sobre a origem das plantas terrestres a partir de algas carófitas terrestres simples.

Recursos investidos

R$ 96.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Temas
  • história evolutiva
  • planeta
  • plantas
  • Terra