María Amelia Salazar

Matemática

A matemática María Amelia Salazar se graduou na Universidade Nacional da Colômbia e fez mestrado na Universidade de los Andes, também na Colômbia. Seu doutorado ocorreu na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. Também foi pesquisadora visitante no Centro de Pesquisa Matemática (CRM), na Espanha. Ela também fez estágios de pós-doutorado em duas instituições: o Instituto Max-Planck de Matemática, na Alemanha, e o Instituto Nacional de Matemática Aplicada, no Rio de Janeiro. 

Para manter a mente tranquila, a matemática gosta de praticar atividades físicas como corrida e natação. Fanática pelo café da manhã, Salazar começa seus dias com uma rotina que inclui uma farta refeição preparada pelo marido. Atualmente professora adjunta na Universidade Federal Fluminense, ela também divide a rotina diária com o gatinho Félix. 

Projetos

Grupóides e algebróides de Lie: teoria estrutural e aplicações
Matemática

Os geômetras estudam objetos e suas simetrias como, por exemplo, rotações de esferas. Tais problemas podem ser abordados usando grupóides de Lie. Estes codificam objetos e simetrias simultaneamente, lembrando todas as estruturas algébricas e geométricas subjacentes. Por isso, oferecem uma linguagem unificadora que permite estudar problemas que, a priori, são de natureza muito diferente. Os algebróides de Lie são as aproximações lineares (“a derivada”) dos grupóides e, apesar de ser mais simples, mantém uma quantidade surpreendente de informações. A teoria dos grupóides e algebróides têm o grande potencial de juntar ferramentas da geometria e da álgebra para produzir resultados lindos e poderosos. Esta teoria é ainda incipiente em alguns aspetos e o meu projeto procura resolver questões fundamentais na base da teoria que, ao mesmo tempo, podem ter aplicações em outras áreas da geometria e da álgebra.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal Fluminense

Chamadas

Chamada 3
  • Temas
  • geometria
  • Teoria dos algebróides
  • Teoria dos grupóides