Rafael Victorio Carvalho Guido

Ciências da Vida, Química

Rafael Guido é farmacêutico e bioquímico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Depois de passar um período sanduíche na Universidade de Marburg, Alemanha, ele obteve o título de doutor em física aplicada pela Universidade de São Paulo. Sua rotina consiste em terminar a semana com a esposa e os dois filhos ao redor da churrasqueira com uma boa garrafa de vinho.

Sua pesquisa científica é mais um passo no tratamento da malária. Hoje, Rafael é professor associado do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Para oxigenar as reflexões científicas, ele mantém uma rotina de corridas na companhia de podcasts.

Projetos

Estratégias em biologia estrutural e química medicinal na descoberta de inibidores para o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos para o tratamento da malária
Ciência / Ciências da Vida

A malária é uma doença global grave que afeta mais de 216 milhões de pessoas e causou cerca de 445 mil mortes em 2016. Quase 90% desses óbitos ocorreram na região africana –crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas representam a população mais gravemente afetada. Três universidades brasileiras atuando em colaboração procuram desenvolver novos compostos líderes, com perfis adequados de atividade e segurança para o tratamento da doença. Os candidatos iniciais foram previamente identificados como moléculas atrativas para estudos de otimização de propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas. Portanto, esta proposta é focada na descoberta de novos candidatos a medicamentos no Brasil.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade de São Paulo

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • fármacos
  • inibidores
  • malária
  • propriedades farmacodinâmicas