Vanderson Lima

Matemática

Vanderson Lima é um matemático com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Ceará, e doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Além de um estágio de pós-doutorado no próprio IMPA, Vanderson também passou por um segundo pós-doutorado na University of Chicago, Estados Unidos. O cientista tem um projeto fascinante que busca encontrar uma formulação matemática precisa para a Conjectura do Aro de Kip Thorne, relacionada aos buracos negros na teoria da relatividade geral. 

Hoje faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e além de sua pesquisa, Vanderson também valoriza os momentos de descontração e conversa jogada fora, especialmente se desfrutados no ambiente onde ele gosta mais: um boteco. Apaixonado por cinema, o matemático procura sempre ver as novidades e filmes de várias nacionalidades e origens. Sonha em ver o cinema brasileiro receber o reconhecimento que merece.

Projetos

Como detectar buracos negros via desigualdades geométricas?
Ciência / Matemática

Um dos desenvolvimentos mais impactantes da ciência foi a previsão teórica dos buracos negros no contexto da Teoria da Relatividade Geral. Cada um desses objetos corresponde a uma região do espaço-tempo delimitada por uma “membrana” chamada horizonte, onde a gravidade é tão forte que nenhuma forma de matéria/energia pode escapar de dentro dela. Esse tópico tem uma história rica que culmina com a primeira imagem direta da sombra de um buraco negro obtida em 2019.

Em 1973, Kip Thorne formulou um enunciado conhecido hoje como Conjectura do Aro, a qual se propõe a traduzir na linguagem da Física a ideia de que um buraco negro surge se, e só se, uma grande quantidade de matéria for comprimida em uma região cujo tamanho é pequeno comparado à sua massa. Como é usual na física teórica, a Relatividade Geral pode ser formulada por meio da Matemática. O objetivo deste projeto é encontrar uma formulação matemática precisa da conjectura citada acima e demonstrá-la.

Instituições

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Chamadas

Chamada 6