05/01/2022 02:22

Quanto custa um teorema? E por que é tão barato?

  • Blog Ciência Fundamental

Em 2010, a pesquisa matemática injetou 556 bilhões de libras à economia britânica

Ilustração: Julia Jabur

Por Edgard Pimentel

Um matemático profissional pode exercer as mais variadas atividades. Desde a pesquisa internacionalmente competitiva até a atuação em setores da indústria ou da administração pública. Surgem então duas perguntas: quanto custa um matemático profissional? Vale a pena pagar por ele?

Esta discussão nasce deslocada da motivação mais fundamental para quem persegue as questões matemáticas. Em geral, a matemática não está nem aí para ser útil ou aplicável. Ela simplesmente é. Um teorema, um quadro de Pollock, um romance de Bessa-Luís ou um filme de Zanussi: quando Nadirashvili e Vladut usam álgebras não-associativas no estudo de equações diferenciais, é como Godard dando adeus à linguagem em 3D.

O problema é que numa sociedade democrática é preciso justificar o custo desta aventura intelectual. Sobretudo porque esta mesma sociedade aceita pagar por ela.

Vamos simplificar as coisas e imaginar que um matemático profissional tenha feito um doutorado na área. Assim, o custo de produzir um profissional está associado ao custo de formação de um doutor. Podemos identificar este custo com uma bolsa de estudos; atualmente, e considerando as principais agências de fomento nacionais (como CNPq e CAPES), estamos falando de 2.200 reais por mês, por quatro anos. Logo, o custo total de produzir um doutor seria 105.600 reais.

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S. Paulo.

Projetos e pesquisadores relacionados