07/02/2019 01:51

Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional no Rio

  • Ciências da vida
  • Institucional

Clarice Cudischevitch

Estão abertas as inscrições para a Nature Serrapilheira Conference on Advances in Metabolic Communication. O evento internacional é voltado a pesquisadores de diversas áreas interessados em discutir os últimos avanços no estudo do metabolismo celular. A conferência acontece de 15 a 18 de outubro, no Belmond Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

O evento é promovido por uma parceria entre o Serrapilheira, o grupo Nature e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O encontro, juntamente com outra conferência internacional que acontecerá na China, em abril, marca o lançamento de um novo periódico da revista, a Nature Metabolism.

A conferência vai abordar os entendimentos mais recentes sobre metabolismo. Um dos tópicos a serem discutidos é como as vias de sinalização podem influenciar funções metabólicas em outros compartimentos celulares, células e órgãos, bem como o controle sistêmico da homeostase energética. Também serão debatidos os processos fisiológicos que regem essas interações e como a falta de comunicação metabólica influencia no desenvolvimento de doenças e no envelhecimento.

“A conferência é uma iniciativa de cientistas brasileiros e terá um nível alto de excelência, reunindo os maiores especialistas do mundo na área”, destaca o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, que é geneticista. Ele afirma que a América Latina tem tradição na pesquisa relacionada ao metabolismo, principalmente pelo viés da Bioquímica, cujo entendimento é bastante complexo. “O Brasil hoje tem bons pesquisadores que são ‘filhos científicos’ de grandes nomes como Leopoldo de Meis e Anibal Vercesi.”

A ideia é combinar a expertise brasileira na área do metabolismo com a abordagem desenvolvida em outros países nos últimos 20 anos, mais voltada à Genética. “Essa distinção entre Genética e Bioquímica não tem mais razão de existir”, diz Aguilaniu. “Na ciência moderna todo mundo tem que ter uma noção de várias áreas. Isso já vem acontecendo, mas esta será uma boa oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade brasileira da internacional.”

Entre os participantes confirmados estão dois palestrantes principais de renome internacional na área: o especialista na pesquisa sobre diabetes e obesidade da Harvard Medical School Ronald Kahn e a pesquisadora M. Celeste Simon, referência no estudo do metabolismo celular relacionado ao câncer e professora da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine.

Outros palestrantes confirmados, bem como as informações sobre inscrições podem ser encontradas no site da conferência. A programação completa será divulgada em breve.

Nature Serrapilheira Conference on Advances in Metabolic Communication
Data: 15 a 18 de outubro de 2019
Local: Belmond Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: https://serrapilheira.org/natureconference/

  • Temas
  • ciência
  • ciências biomédicas
  • ciências da vida
  • copacabana palace
  • metabolism
  • nature