02/06/2020 02:42

Serrapilheira lança chamada pública de apoio a podcasts

  • Divulgação científica

Totalmente virtual, terceira edição do Camp Serrapilheira foca nas produções em áudio e é realizada com a PRX

Se você tem um projeto de podcast, este é o momento de tirá-lo do papel. O Serrapilheira lança nesta terça-feira, 2, uma nova chamada pública de divulgação científica para selecionar podcasts que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes. As inscrições vão até 10 de julho.

A chamada Camp Serrapilheira 2020: podcasts vai selecionar até oito propostas, que receberão até R$ 50 mil, cada, para desenvolvimento dos projetos. Os contemplados também participarão de um programa de treinamento com a PRX, seguido de três sessões de mentoria. Diferentemente das anteriores, esta edição do Camp Serrapilheira será totalmente virtual, por conta da pandemia de Covid-19.

O objetivo é que os selecionados possam contribuir para a profissionalização da produção de podcasts no Brasil, diversificação dos formatos e para o fortalecimento do papel da ciência no debate público e na cultura brasileira. A ideia é que os projetos não sejam somente “podcasts de ciência”, mas programas que acima, de tudo, tragam boas histórias e discussões nas quais a ciência cumpra um papel importante.

“Após fazermos um mapeamento do campo da divulgação científica no Brasil e apoiar iniciativas com diferentes abordagens nas duas primeiras edições do Camp Serrapilheira, a edição de 2020 será exclusiva para projetos de podcasts”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. “O ecossistema de podcasts no Brasil está crescendo e queremos que o debate científico cresça junto.”

O treinamento será conduzido pela PRX, uma empresa sem fins lucrativos especializada em narrativas e jornalismo por áudio, em rádios e podcasts. Suas produções alcançam mensalmente uma audiência de 25 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, com 78 milhões de downloads de seus podcasts por mês. No portfólio constam produções aclamadas como The World, This American Life e The Takeaway. A PRX também promove treinamentos e mentorias para podcasts, como o Google podcast creator program, realizado em parceria com a empresa de tecnologia. 

Confira o edital completo aqui.

Para dúvidas, entre em contato com comunicacao@serrapilheira.org

  • Temas
  • camp serrapilheira
  • Chamada
  • divulgação científica
  • podcasts