19/06/2023 03:26

Serrapilheira oferece curso gratuito para influenciadores do universo fitness produzirem conteúdos embasados em ciência

  • Divulgação científica

Já estão abertas as inscrições para o programa lançado em parceria com a iniciativa Chora, Morozov! 

Para estimular a disseminação de conteúdos baseados em evidências científicas nas redes sociais e combater informações falsas, o Instituto Serrapilheira vai oferecer uma formação prática gratuita para influenciadores digitais de saúde, esportes e universo fitness. O programa também inclui a construção de redes, o contato direto com especialistas e a possibilidade de apoio financeiro para impulsionar os conteúdos criados durante o treinamento. As inscrições estão abertas e vão até 30 de junho. Clique aqui para se inscrever.

“O universo fitness tem muita base científica. Ao mesmo tempo, pode propagar desinformação e confusão entre as pessoas. A ideia do projeto é unir forças com influenciadores que têm capacidade de dialogar com suas audiências para que eles saibam identificar o que é uma evidência científica, o que significa desinformação no seu nicho atualmente, como lidar com as controvérsias na ciência, e para que possam entender melhor sua própria responsabilidade como comunicadores públicos”, explica Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira.

O programa será online com 30 horas de duração e é realizado em parceria com o Chora, Morozov – uma iniciativa que conecta influenciadores com causas de impacto positivo na sociedade. Poderão se inscrever criadores de conteúdo digital que atuem em temas como saúde, esportes, vida saudável, nutrição e musculação.

Serão selecionados 20 participantes de diferentes perfis e níveis de popularidade nas redes. Ao longo do programa, eles poderão obter do Instituto Serrapilheira recursos financeiros para impulsionar o conteúdo produzido a partir das diretrizes estabelecidas no curso.

“Hoje em dia, os influenciadores assumiram um papel importante na disseminação de conteúdos e muitas vezes eles são o principal ponto de contato entre o público geral e aquela informação. O que eles dizem impacta bastante nas decisões das pessoas, seja sobre estilo de vida ou sobre consumo, por isso mesmo é tão importante que essas pessoas estejam habilitadas para produzir conversas de qualidade. Conectá-los e instrumentalizá-los para disseminar causas de impacto positivo na sociedade é urgente”, diz Caio Tendolini, do “Chora, Morozov”. 

As aulas terão início em julho e serão ministradas tanto por especialistas quanto por criadores de conteúdo com experiência em ciências, combate à desinformação e temas relacionados à área de saúde. No curso, os participantes também terão a oportunidade de construir uma rede de relacionamento com outros influenciadores e com esses especialistas.

Serão dez aulas remotas ao longo de seis semanas, com duas horas de duração cada. O programa contará com atividades práticas e de gamificação  –  com jogos e outros similares. 

Os módulos vão abordar discussões como: o que é desinformação; a diferença entre fatos, opiniões e propaganda; os limites da liberdade de expressão nas redes; o papel dos influenciadores como educadores públicos; o papel da ciência nas relações humanas; entre outros.

  • Temas
  • Chora
  • desinformação científica
  • influenciador digital
  • negacionista