09/10/2018 04:38

Simpósio em São Paulo reunirá pesquisadores brasileiros e israelenses

  • Ciências da vida

Imagem de microscópio de células tumorais de pele. Crédito: Elisabetta Palazzo, National Institutes of Health

Clarice Cudischevitch

Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências (WIS) de Israel, do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e da Universidade de São Paulo (USP) vão compartilhar suas experiências em trilhar os caminhos entre a academia e a prática médica no dia 23 de outubro. O I Simpósio Weizmann-Einstein, voltado para cientistas e para profissionais de saúde, acontecerá em São Paulo, das 8h30 às 18h30.

A pesquisadora Ruth Scherz-Shouval, do Departamento de Ciências Biomoleculares do Instituto Weizmann, é uma das participantes confirmadas. O trabalho dela busca compreender como as células cancerígenas recrutam e modificam células normais, criando um ambiente que promove a progressão do tumor e a metástase.

Entre os palestrantes estão outros três pesquisadores do Weizmann. Tsvee Lapidot, do Departamento de Imunologia, que busca melhorar os protocolos de transplante clínico e aprofundar o conhecimento sobre as semelhanças e diferenças entre as células-tronco normais e as leucêmicas. Tsviya Olender, do Departamento de Genética Molecular, que investiga a genética do olfato humano e de doenças raras utilizando ferramentas computacionais que permitem decifrar mutações causadoras de enfermidades. E Leore Geller, do Departamento de Biologia Celular Molecular, que estuda as bactérias encontradas em tumores humanos e seu papel no crescimento em resposta à terapia.

A pesquisadora brasileira Regina P. Markus, coordenadora do Laboratório de Cronofarmacologia da USP, também participará do Simpósio. Ela abordará temas como a busca de novos alvos por meio da genética, o conhecimento básico na ajuda dos protocolos clínicos, a neuro-imunologia e a presença das mulheres na ciência.

Para mais informações, acesse o site.

I Simpósio Weizmann-Einstein – “Travels from bench to bedside, and back”
Data: 23 de outubro, das 8h30 às 18h30
Local: Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – São Paulo/ SP
Clique aqui para se inscrever.