16/02/2022 02:28

Brasil terá Observatório de Políticas Científicas

  • Institucional

Iniciativa inédita é fruto de parceria entre IQC e Serrapilheira e estimulará uso de evidências em políticas públicas de Ciência e Tecnologia no País, com ações voltadas ao setor público, iniciativa privada e Terceiro Setor

O Instituto Questão de Ciência (IQC) e o Instituto Serrapilheira anunciam uma parceria para criar o Observatório de Políticas Científicas, uma iniciativa inédita no Brasil.  Seu objetivo é ser um hub capaz de agregar dados sobre orçamento, recursos humanos, produção científica e projetos de lei, fornecer uma análise profissional desses dados e produzir material propositivo sobre políticas de Ciência e Tecnologia (C&T).

Coordenado pelo diretor-executivo do IQC, Paulo Almeida, o observatório contará com uma rede de analistas, pesquisadores e consultores que produzirão conteúdo qualificado para mapear, orientar e influenciar a tomada de decisão no setor.

“O IQC tem como uma de suas missões institucionais a promoção de políticas públicas baseadas em evidência, mas a realidade com que nos deparamos na interação com o poder público, universidades e sociedades científicas é a de que faltam métricas para que seja possível realizar um levantamento adequado de dados sobre políticas públicas que envolvam C&T no Brasil”, resume Almeida.

Nesse sentido, a iniciativa deverá apoiar a atuação de gestores públicos e universitários, legisladores, membros do Judiciário, do Terceiro Setor, da imprensa e da iniciativa privada, pesquisadores, e segmentos interessados no macrossistema de políticas de C&T – tanto por meio do compartilhamento de dados e conteúdos quanto pelo oferecimento de serviços de análise e consultoria para necessidades mais específicas. O observatório terá um site para essas finalidades.

Parceria inédita

Com coordenação do IQC e apoio do Serrapilheira, a parceria coloca em um mesmo projeto, pela primeira vez, dois dos mais ativos e respeitados institutos voltados ao fomento da ciência, da divulgação científica e do pensamento crítico no Brasil.

“Estamos honrados e empolgados com a oportunidade de unir forças com o Serrapilheira num momento tão complexo para o ecossistema de C&T brasileiro”, afirma a microbiologista e presidente do IQC, Natalia Pasternak. “O Observatório de Políticas Científicas trará transparência e agregará inteligência a uma área fundamental para o desenvolvimento e bem-estar do nosso país”.

“Os observatórios têm cumprido um papel importante de levantar dados, produzir análises qualificadas e, assim, jogar luz sobre diferentes problemas da sociedade e indicar caminhos para políticas públicas que busquem solucioná-los”, comenta Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira. “Embora este trabalho seja feito tradicionalmente por outras organizações no Brasil, a inovação desse projeto é o fato de ser a primeira vez que duas entidades privadas sem fins lucrativos, criadas para contribuir para um melhor ambiente da ciência brasileira, se unem a esse esforço.”

Para isso, a plataforma contará com um dashboard com dados gerais relacionados a C&T, contendo informações sobre financiamento (federal, estaduais e privado); número de pessoas empregadas e formadas no país; volume de papers publicados, quantitativos de inovação, como patentes e startups; informações periódicas de acompanhamento legislativo e orçamentário; repositório de relatórios de análise setorial, infográficos e bases de dados com os indicadores gerais de C&T no país.

Também está prevista uma área de capacitação e treinamento, com conteúdo para gestores públicos, universidades, escolas de governo e público em geral.

Haverá, ainda, um podcast quinzenal, discutindo os problemas e questões levantados pela atuação do observatório, com a participação de especialistas, e vídeos no canal de YouTube do IQC, apresentando de maneira objetiva os principais assuntos relativos às políticas de C&T nacionais.

  • Temas
  • IQC
  • Observatório
  • política
  • política científica
  • Questão e Ciência