Chamada Pública

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS Nº 1 (2017)

O instituto Serrapilheira promove sua primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

o prazo para submissão de propostas está encerrado.

acompanhe seu projeto

Conheça as regras da Chamada Pública nº1 (versões em português e inglês). Faça o download dos documentos abaixo:

PRAZO FINAL PARA submissão DE PROPOSTAS:

15 DE SETEMBRO DE 2017, ÀS 15H (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

cronograma

1ª Seleção

julho 2017

Chamada pública

agosto 2017

Início do prazo para envio de propostas

setembro 2017

Prazo final para submissão de propostas: dia 15, às 15h (horário de Brasília)

outubro 2017

Primeira revisão de propostas (anônima)

novembro 2017

Segunda revisão de propostas

dezembro 2017

Divulgação dos até 70 selecionados na primeira seleção
(Apoio de até cem mil reais por 1 ano)

2ª Seleção

novembro 2018

Revisão do trabalho dos aprovados na primeira seleção

dezembro 2018

Divulgação dos 10 a 12 aprovados na segunda seleção
(Apoio de até 1 milhão de reais por 3 anos)

dezembro 2021

Fim do financiamento

processo de seleção

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com seed grants de até 100 mil reais. Depois de um ano, de 10 a 12 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até 1 milhão de reais para 3 anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade*.

Condições para aceitação de inscrições

  • Os candidatos devem ter recebido grau de doutor depois de 1º de janeiro de 2007. Essa condição poderá ser ajustada em até dois anos para mulheres com filhos. Assim, mulheres com um único filho deverão ter obtido seu grau de doutora depois de 1º de janeiro de 2006, e mulheres com dois ou mais filhos, depois de 1º de janeiro de 2005.
  • Os candidatos deverão ser detentores de cargo permanente em universidade, instituto ou entidade (pública ou privada) brasileira que realize pesquisa científica. Isso inclui professores (concursados) e pesquisadores. Esta Chamada exclui pós-doutorandos, professores substitutos e alunos de pós-graduação.
  • Os candidatos devem ser vinculados a universidades, institutos ou entidades sediadas no Brasil, públicas ou privadas, e que realizem pesquisa científica. Os projetos devem ser conduzidos no país, embora se admita que parte da atividade seja desenvolvida no exterior, como o trabalho de campo ou trabalhos colaborativos de pesquisa. Pesquisadores estrangeiros ou filiados a instituições estrangeiras não estão diretamente qualificados para receber financiamento do Serrapilheira, e não há portabilidade de nossas dotações para outros países.

“Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: “O instituto não terá preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido”.

* Os detalhes da política de diversidade serão definidos ao longo do primeiro ano. O objetivo é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de grupos sub-representados por cientistas apoiados pelo Serrapilheira.

Em caso de dúvidas, escreva para: chamada@serrapilheira.org

* Os detalhes da política de diversidade serão definidos ao longo do primeiro ano.
O objetivo é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de minorias por cientistas de excelência.