20/07/2022 02:14

Como o Brasil revoluciona a epidemiologia nutricional

  • Blog Ciência Fundamental

Ciência de vanguarda combate uma pandemia silenciosa no país

Ilustração: Livia Serri Francoio

É improvável que alguém, hoje, não conheça ao menos uma pessoa com diabetes, hipertensão ou obesidade — isso se esse alguém não for, ele próprio, acometido de um desses quadros. Isso vale para o Brasil, mas também é verdade em locais como México, Estados Unidos e Reino Unido.

Este fato, no entanto, é visto com certa normalidade pela maioria de nós. Ter três parentes diabéticos soa muito mais banal do que ter três parentes com covid-19, apesar de ambos os diagnósticos terem seus riscos. O senso de pandemia é mais perceptível no campo das doenças infecciosas, que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Quando a doença é crônica e não transmissível, a alta prevalência pode passar batida.

Não para epidemiologistas, é claro. No início dos anos 2000, o número crescente de pessoas com doenças crônicas intrigava o médico Carlos Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O avanço das silenciosas pandemias de diabetes e hipertensão não batia com os dados de compras de alimentos: à época, os brasileiros reduziam a aquisição de itens como açúcar, sal e óleo de soja.

Outros itens, no entanto, passavam a ganhar espaço nos carrinhos de supermercado. Em geral, eram alimentos prontos para consumo, como biscoitos recheados, macarrão instantâneo e lasanhas congeladas. “As pessoas estavam deixando de cozinhar. Trocavam refeições feitas em casa por opções que já chegavam prontas ou semiprontas”, diz Monteiro. “Isso estava relacionado ao aumento da prevalência de doenças crônicas, e a minha hipótese era que o problema estava no processamento de alimentos feito pela indústria.”

A sacada do cientista o levou a criar, em 2009, uma classificação de alimentos, nomeada por ele de Nova. Ela define quatro grupos de alimentos: in natura ou minimamente processados (como frutas, verduras, carnes e grãos), ingredientes culinários (óleo, açúcar), alimentos processados (produtos que mesclam as duas primeiras categorias, como uma geleia de morango, que une a fruta e açúcar) e alimentos ultraprocessados. Estes são definidos como formulações industriais que usam parte de alimentos in natura (o amido do milho, a gordura vegetal) e que, em geral, dependem de corantes, edulcorantes e aromatizantes para ter gosto e cheiro de alguma coisa.

O lançamento da Nova fez com que a epidemiologia nutricional passasse a olhar para os ultraprocessados. De lá para cá, pipocaram artigos científicos sobre o tema em todas as regiões do planeta. Em comum, os trabalhos apontam associações entre o consumo desses alimentos e uma chance maior de ter desfechos negativos de saúde, como o desenvolvimento de obesidade, diabetes, câncer e até depressão.

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo

Esta matéria foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, os textos do blog Ciência Fundamental vão refletir sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil e a sua relação com outros temas de interesse público. O de hoje é sobre ciência e saúde.

  • Temas
  • Carlos Monteiro
  • epidemiologia nutricional
  • Guia Alimentar para a População Brasileira
  • Nova