Dicas para escrever a proposta

Grande pergunta

Qual é sua grande pergunta fundamental? Formule-a sem nenhum jargão. Ela deve terminar com uma interrogação. A grande pergunta deve ser o título do projeto.

Evite perguntas que se misturam com a hipótese que se acredita responder à pergunta.

✅ Como se deu a formação do Lago Lonar?

❌ O Lago Lonar se formou por causa de um impacto de meteoro?

✅ Por que coalas dormem tanto?

❌ Seria a dieta a razão para os coalas dormirem muito?

Evite perguntas muito amplas.

✅ Que características do HIV dificultam o desenvolvimento de vacinas?

❌ É possível curar a AIDS?

✅ Qual a relação entre matéria escura e buracos negros primordiais?

❌ O que é a matéria escura?

Evite perguntas muito específicas e cheias de jargão.

❌ É difícil produzir vacinas contra HIV por que o vírus altera o padrão de citocinas para facilitar sua replicação, em particular IL-4 e IL-6?

❌ Um modelo de inflação dupla com buracos negros primordiais de massa definida poderia explicar a distribuição de matéria escura no universo?

Hipótese/conjectura

Qual é sua hipótese específica para responder a essa pergunta? Posicione-a no estado atual do conhecimento do campo.

Comece pela hipótese, depois explique as razões para apostar nela.

✅ Minha hipótese é de que a baixa efetividade das vacinas se dá pois o HIV evade o sistema imune através da alteração do padrão de secreção das citocinas IL-4 e IL-6, que ainda tem o efeito de facilitar sua replicação. Já se sabe que há alterações nas citocinas, associadas com aumento da replicação viral …

❌ Já se sabe que há alterações nas citocinas IL-4 e IL-6 no caso de infecção com o HIV. Essas alterações vêm associadas com aumento da replicação viral. Isso poderia contribuir para a baixa efetividade das vacinas, como um mecanismo possível de evasão imune do HIV. Minha hipótese é de que as alterações nas citocinas são causadas pelo próprio HIV.

Não esqueça de explicar como a sua hipótese responderia à sua grande pergunta, sem ser vago.

❌ Minha hipótese é de que se entendermos melhor a formação de buracos negros no início do universo, conseguiremos abrir novos caminhos para desvendar o mistério da matéria escura, com mais sucesso do que foi obtido nas abordagens tentadas até aqui.

Risco de concepção

Quais as possíveis limitações da sua hipótese? Quais as possíveis falhas de suas suposições? Quais as alternativas plausíveis à sua hipótese?

Exponha as limitações da sua hipótese em contraste com outras que também responderiam à sua grande pergunta.

✅ A principal limitação da minha hipótese é que não há evidência geológica de um impacto na época da formação do lago. A hipótese alternativa de formação por atividade tectônica tem mais suporte na literatura, ainda que existam problemas com parte da evidência usada para apoiar essa hipótese.

Não rejeite a possibilidade de qualquer limitação.

❌ Existem hipóteses alternativas, mas a minha hipótese deve estar certa, exceto em casos muito específicos, para os quais serão necessários pequenos ajustes.

Abordagem

De que dados você precisa para testar sua hipótese? Que abordagem metodológica será usada para obter esses dados?

Embora seja comum pensar em conjunto, tente considerar separadamente os dois aspectos da pergunta – a informação necessária e como obtê-la.

✅ Para testar a minha hipótese, serão necessários dados sobre a atividade imune das células. Esses dados serão obtidos fazendo imunocitoquímica em células infectadas com HIV.

❌ Para testar a minha hipótese, vou fazer imunocitoquímica de células infectados com HIV.

✅ Minha hipótese será testada com sismogramas registrados nos locais de interesse. Esses sismogramas serão obtidos em arquivos de registros históricos, mas parte dos dados também serão coletados por sismógrafos disponíveis na universidade.

❌ Minha hipótese será testada utilizando os sismógrafos disponíveis na universidade.

Risco de abordagem

Por que sua abordagem para testar sua hipótese pode não ser adequada? Quais são as abordagens alternativas para testar essa hipótese?

Não confunda com o risco técnico. Pense em como seu projeto poderia dar errado mesmo que você colete com sucesso os dados que planeja coletar.

✅ É possível que o experimento in vitro não seja um bom modelo do sistema imune.

❌ Como a infecção é muito agressiva, é possível que seja difícil manter as células vivas. Ainda, posso ter problemas com os anticorpos. Com isso, a escassez de dados pode impossibilitar o teste da hipótese.

✅ É possível que o número baixo de locais amostrados não seja suficiente para que o modelo matemático seja validado, por causa do excesso de ruído no sinal obtido.

❌ É possível que não consigamos obter dados em todos os locais pretendidos por dificuldades de operação dos sismógrafos e com isso não tenhamos dados suficientes para testar o modelo matemático.

Risco técnico

Que desafios você antecipa na coleta dos dados? Proponha alternativas e soluções técnicas, se apropriado.

Não se defenda da possibilidade de nada dar certo.

✅ Embora padronizado e amplamente usado, o método proposto tem gargalos – ainda que bem conhecidos. Caso aconteça do método falhar por uma dessas razões, existe uma correção que pode ser feita na abordagem. Caso isso não funcione, podemos utilizar um outro método, mais trabalhoso, mas que serviria para obtermos o dado necessário.

✅ O maior desafio do projeto é logístico, já que uma parte importante dos dados será coletado de pacientes em 16 cidades diferentes. É provável que os dados coletados estejam incompletos ou que não seja possível fazer a coleta em todas as cidades. Nesse caso, usaremos técnicas estatísticas de imputação de dados, e caso o orçamento permita, faremos uma segunda rodada de coletas. De qualquer maneira, espero que a articulação cuidadosa feita com os 16 centros no início do projeto garanta a condução suave da coleta ao longo do estudo.

❌ Não existe risco na execução do projeto. Os métodos propostos para coleta de dados são padronizados e usados amplamente na literatura. Esse projeto só não dará certo caso eu fique incapacitado de conduzi-lo.

Originalidade

Explique onde está a originalidade de seu projeto. Na pergunta? Na hipótese? Na abordagem? Na metodologia?

Seja breve. Não é necessário repetir o que já foi dito em outras perguntas. O importante é destacar por que você é quem está propondo este projeto original: o que você viu que outros não viram.

✅ A originalidade do projeto está na pergunta. Apenas um outro grupo no mundo estuda o sono de coalas e eles estão investigando mecanismos, mas não estão se perguntando a razão da necessidade alta de sono.

✅ A originalidade do projeto está na hipótese. Poucas pessoas consideram que o Lago foi formado por um impacto de meteoro, porque estão desconsiderando a evidência recente em relação a lagos da mesma era.

✅ A originalidade do projeto está na abordagem. Embora essa hipótese já tenha sido testada exaustivamente na década passada, acredito que o teste foi feito com modelos matemáticos que têm limitações sérias que nos levaram à resposta errada.

✅ A originalidade do projeto está na metodologia usada para obter os dados. Embora a abordagem já tenha sido usada, nunca foi feita uma coleta de dados nessa escala e usando os métodos de alta resolução desenvolvidos nos últimos anos.

Impacto

Quem se importa? Se você tiver sucesso em seu projeto, que diferença vai fazer para o conhecimento? Para quais campos?

Não seja vago ou exagerado nas suas justificativas.

✅ Os resultados deste projeto serão importantes para a cosmologia. Os modelos matemáticos que serão desenvolvidos talvez tragam pequenos avanços para a física matemática.

❌ Matéria escura é um dos problemas fundamentais da física moderna. Entender a matéria escura vai revolucionar toda a física, por séculos. Minhas descobertas serão impactantes para a cosmologia e todos os campos adjacentes, com potencial impacto para o desenvolvimento de tecnologias.

✅ O projeto terá impacto para a ecologia de florestas tropicais. Os dados obtidos no monitoramento dos reflorestamentos poderão ser usados em estudos de síntese para informar políticas públicas.

❌ Este projeto é importante para todas as pessoas que se interessam pelo impacto humano nos ecossistemas.

Não é necessário justificar possíveis falhas do projeto.

❌ Mesmo que a minha hipótese não se mostre correta, os dados obtidos serão úteis para estudos futuros, impactando o campo mesmo que o projeto dê errado.

Origem

De onde veio a ideia do projeto?

Fale tanto da origem da ideia em si quanto da situação, caso relevante.

✅ A ideia surgiu a partir do feedback recebido depois da submissão de um grant ano passado.

✅ Este fenômeno sempre me fascinou, desde que decidi ser cientista.

✅ O projeto surgiu a partir de discussões com meu grupo e colaboradores nos seminários do laboratório.

✅ Estava no quintal de casa mexendo nas flores quando comecei a pensar sobre isso.

Pitch

Explique, em uma ou duas frases breves, o que você vai fazer, sem jargão, resumindo as respostas acima.

Sugerimos a seguinte estrutura para o pitch: “Vou usar [metodologia principal] em [amostra, modelo ou objeto de estudo] para testar se a [hipótese] pode explicar [grande pergunta].”

✅ Vou usar fotografia aérea via drones para monitorar a distribuição de uma espécie de mamífero em parcelas de Mata Atlântica em diferentes estágios de restauração e saber se estratégias de manejo ativas são mais efetivas para recompor serviços ecossistêmicos.

✅ Vou utilizar modelos estocásticos para modelar a atividade de conjuntos de neurônios captada por eletroencefalograma para entender como é a dinâmica de funcionamento do cérebro quando responde a estímulos visuais.