09/03/2023 07:41

Disarming Disinformation: confira os selecionados para participar de Ivestigathon nos EUA

  • Institucional

Cinco jornalistas brasileiros vão para Austin, nos EUA, onde aprenderão ferramentas e técnicas para investigar quem financia a desinformação científica

O International Center for Journalists (ICFJ) e o Instituto Serrapilheira anunciam nesta quinta-feira, 9, os selecionados na chamada pública Disarming Disinformation. A parceria vai levar cinco jornalistas brasileiros a um Investigathon, em Austin, nos EUA, onde aprenderão sobre ferramentas e técnicas para investigar e revelar quem financia a desinformação científica nas Américas. 

No Investigathon, o grupo vai compartilhar seus temas de investigação (em um ambiente confidencial), receber mentoria para desenvolver um plano de trabalho e ajudar uns aos outros compartilhando informações sobre fontes, bancos de dados e ferramentas de apuração. O grupo vai discutir, entre outros tópicos, formas de melhor rastrear transações financeiras e conexões online. Eles também terão sessões sobre segurança digital para que possam investigar sem deixar rastros. 

Após o Investigathon, três das cinco propostas de reportagem colaborativa receberão até 10 mil dólares  para executar e publicar suas investigações colaborativas — que devem ser concluídas até 30 de junho. 

Os jornalistas foram selecionados com base em vários critérios: a originalidade das propostas, o impacto da desinformação que irão investigar, a quantidade de dados que já coletaram sobre o tema e seu desempenho em uma entrevista com membros do ICFJ.

Conheça os participantes abaixo:

Fabiana Cambricoli de Souza
O Estado de S. Paulo

Fabiana Cambricoli de Souza é formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em saúde pública e atua na área há 17 anos, dez deles dedicados à cobertura de saúde. Ela é repórter especial do Estadão. Anteriormente, trabalhou no Grupo Folha e na comunicação do Hospital Albert Einstein. Recebeu oito prêmios jornalísticos, além de uma bolsa da Columbia University para desenvolver reportagens sobre saúde pública. Ela foi bolsista do ICFJ na redação da ProPublica, uma premiada organização sem fins lucrativos de jornalismo investigativo com sede em Nova York. Ela criou relatórios que mostram os interesses por trás da desinformação científica e seu impacto na saúde pública.

Parceiros: Ciência Suja Podcast; Brasil.IO – portal independente de dados aberto

Filipe Vilicic
Revista Piauí

Filipe Vilicic trabalhou em veículos como Veja e O Estado de S. Paulo, em cargos de editor e repórter. Ele investigou e coordenou, por exemplo, reportagens sobre maquinações no submundo da internet. Hoje, colabora com veículos como a revista Piauí. Vilicic publicou quatro livros, dois dos quais são investigações de fenômenos online. Na parte acadêmica, estuda “influência digital” e “desinformação na internet” nos grupos COM+ e Obcom, ambos da Universidade de São Paulo, onde está concluindo o mestrado.

Parceiros: Obcom – USP

Giovana Girardi
Agência Pública

Giovana Girardi é jornalista focada na cobertura de ciência e meio ambiente desde 2002. Foi repórter do Estadão, editora co-fundadora da Revista Unesp Ciência, repórter da Folha de S. Paulo, editora assistente da revista Scientific American e editora da revista Galileu. Seu mais recente trabalho de impacto foi o podcast narrativo Tempo Quente, da Rádio Novelo, lançado em 2022. Em oito episódios, eles desvendam os lobistas e as forças políticas e econômicas que atuam há anos no Brasil em oposição à luta contra as mudanças climáticas. Ela liderou a investigação e apresentação do podcast.

Parceiros: ClimaInfo, Brasil.IO e Trase (Suécia)

Jaqueline Sordi
Revista Questão de Ciência

Jaqueline Orgler Sordi é bióloga e jornalista apaixonada por comunicação científica e ambiental. Há mais de 15 anos, sua missão é divulgar a ciência de forma didática e transparente para informar e conscientizar sobre temas como saúde e meio ambiente. Com especialização em sustentabilidade pela UCLA e mestrado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já atuou em veículos de comunicação e ONGs nacionais e internacionais, como Agência Lupa, Zero Hora, Greenpeace e Mongabay. Vencedora de dois prêmios nacionais, ela foi uma das profissionais de comunicação indicadas em 2021 ao Prêmio Comunique-se.

Parceiros: Veja Saúde

Nádia Costa Pontes
Deutsche Welle

Nádia Costa Pontes é jornalista multimídia especializada em meio ambiente e ciência. Ela trabalha como correspondente no Brasil para a Deutsche Welle, e colabora com outros veículos de imprensa nacionais e internacionais. É mestre em ciências ambientais pelo Instituto de Meio Ambiente e Energia da Universidade de São Paulo (IEE – USP). Pontes também é bolsista do Rainforest Journalism Fund, do Pulitzer Center e do Berlin Science Communication Awards.

Parceiros: Ambiental Media; Unicamp; Universidade Federal de Campina Grande; Universidade Federal da Paraíba; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Paraíba; Universidade de Pernambuco

Disarming Disinformation é um projeto global de três anos executado pelo ICFJ com financiamento principal da Scripps Howard Foundation. Este programa também conta com apoio do Serrapilheira.

  • Temas
  • desinformação científica
  • Disarming Disinformation
  • divulgação científica

Projetos e pesquisadores relacionados