15/09/2022 05:20

Formação em Ecologia Quantitativa 2023: inscrições abertas

  • Ecologia

Programa de Formação em Ecologia Quantitativa terá duração de dois meses em 2023, com ajuda de custo

Turma do Programa de Formação 2022

O Instituto Serrapilheira, em parceria com o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), lança, nesta quinta-feira (15), a 3ª edição do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa. A chamada pública irá oferecer aos selecionados um curso intensivo de dois meses na área. O edital está disponível aqui. As inscrições vão de 15 de setembro a 8 de novembro, às 17h. Para participar, é preciso estar cursando ou já ter concluído a graduação ou o mestrado.

Assim como nas edições anteriores, a ideia do programa é capacitar alunos de qualquer campo de conhecimento a formular e responder grandes questões nos diversos subcampos da ecologia, de modo que saiam do curso preparados para ter um pensamento de vanguarda sobre o tema. Os escolhidos terão, assim, que demonstrar capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica, criatividade e espírito de colaboração.

Serão selecionados até 30 estudantes. Eles ganharão uma ajuda de custo mensal de cerca de R$ 1.500, para cobrir gastos com alimentação e transporte. O programa também irá financiar as passagens de ida e volta para São Paulo a alunos de outras cidades do Brasil, assim como a hospedagem na capital paulista durante o período do curso.

O curso será ministrado no ICTP-SAIFR, no Instituto de Física Teórica da UNESP, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, período do recesso universitário.

Os interessados em ingressar no Programa de Formação em Ecologia Quantitativa devem ter domínio da língua inglesa, já que o processo seletivo e as aulas serão conduzidas nesse idioma.

Outro ponto importante é o conhecimento de cálculo básico. O candidato deve ter familiaridade com conceitos de funções contínuas e descontínuas, limites e funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas, assim como ser capaz de resolver derivadas e integrais simples.

A escolha será feita em duas etapas. O interessado deverá entregar uma carta de motivação escrita em inglês, de até 4 mil caracteres, e enviar o currículo, de até duas páginas. Será necessário ainda apresentar o histórico escolar da graduação com pelo menos 75% dos créditos concluídos em alguma instituição de ensino superior do Brasil.

Quem estiver cursando ou tiver concluído o mestrado também deverá apresentar o histórico acadêmico. Já pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o doutorado não poderão se inscrever no programa.

Os escolhidos serão notificados no dia 21 de novembro. A lista final será divulgada em 1º de dezembro. Ao término do programa, em 3 de março de 2023, os alunos com melhor desempenho poderão ser convidados a participar de um curso mais avançado sobre ecologia. Você pode conferir mais detalhes do processo seletivo do programa no edital.

Estrutura do curso

O Programa de Formação em Ecologia Quantitativa será composto de quatro tópicos: Quantitative foundations of ecological concepts, Computational methods, Mathematical modeling in biology e Data fitting and statistical modeling.

Cada um dos tópicos será composto de aulas expositivas e práticas, com desenvolvimento de projetos em grupo. O curso será ministrado por professores qualificados que atuam como cientistas em centros de pesquisa de excelência de diversos países. É possível ver a lista do corpo docente das edições anteriores aqui.

  • Temas
  • ecologia
  • Formação em Ecologia Quantitativa
  • Programa de Formação

Projetos e pesquisadores relacionados