16/08/2023 07:10

Formação em Ecologia Quantitativa: confira como foi o curso de campo

  • Formação

Programa levou 16 estudantes para uma imersão na Amazônia e Mata Atlântica

A segunda etapa do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa levou 16 estudantes de graduação e mestrado para uma imersão na Amazônia e Mata Atlântica. Entre os dias 3 e 23 de julho, os participantes aplicaram em campo os  modelos teóricos desenvolvidos no curso de verão com o objetivo de pegar informações in loco para trabalhar em novas modelagens no campo da ecologia. 

No bioma da Mata Atlântica, o módulo prático do curso foi no Parque Estadual do Itinguçu, em Peruíbe/SP. De lá, eles seguiram para a Área de Relevante Interesse Ecológico do Km 41, na Floresta Amazônica. 

“Percebi com esse curso que eu não posso trabalhar sozinha. Não só não consigo, como não devo fazer o que faço sozinha”, comenta a mestranda em matemática aplicada Amanda Maciel, uma das participantes do curso. “A gente depende um do outro para fazer essa conexão entre os dois mundos. Eu, como matemática, preciso ajudar os biólogos a descrever o que estão vendo e eles precisam me ajudar a pensar os problemas que eu posso colaborar. O curso serviu pra isso, pra eu perceber que essa conexão é fundamental.”

  • Temas
  • ecologia
  • formação

Projetos e pesquisadores relacionados