19/06/2020 08:32

Jornalistas e divulgadores indicam seus podcasts favoritos

  • Divulgação científica

O #SerrapilheiraIndica traz nove podcasts que se destacam seja pelo roteiro inovador ou a abordagem científica

Procurando indicações de bons podcasts para acrescentar à sua lista? Jornalistas e divulgadores de ciência recomendam alguns de seus programas favoritos no formato áudio. Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do 37 Graus; Branca Vianna, da Rádio Novelo; Rodrigo Vizeu, ex-Café da Manhã e Natasha Felizi, do Serrapilheira, listaram algumas dicas que abordam ciência e/ou temas do cotidiano.

História Preta

 “Esse podcast documental, feito pelo Thiago André, explora a história e a memória da população negra no Brasil. Você acaba descobrindo muitos personagens e acontecimentos pouco falados. Por exemplo, tem um episódio sobre a influência africana no português do Brasil e outro sobre a trajetória do funk carioca até chegar nas paradas de sucesso.”

  • Bia Guimarães e Sarah Azoubel, 37 Graus

Que dia é hoje?

 “É uma nova série que traz crônicas de ficção nas vozes de atores. Trata de coisas que estão rolando no momento da pandemia, mas não é necessariamente sobre a atual crise. São episódios curtinhos e dá pra ouvir vários se a louça for muita, o que é sempre o meu caso.”

  • Rodrigo Vizeu, ex-Café da Manhã

Science Vs

“O Science Vs é um ótimo exemplo de como mesclar ciência a assuntos do cotidiano, como armas nucleares e dietas. Além disso, é um podcast exemplar em construção de roteiros, rotinas de fact-checking e garantia da qualidade final do produto sem perder o rigor da informação científica. Eles mostraram isso para a gente numa palestra e workshop no Camp Serrapilheira 2018.”

  • Natasha Felizi, Serrapilheira

Vida de Jornalista

“Um podcast sobre jornalistas e jornalismo, como diz o nome, mas também sobre história do Brasil pelo ponto de vista da imprensa. Indico dois episódios que contam, sempre do ponto de vista da imprensa, momentos importantes para a ciência no país: a gripe espanhola e o acidente com césio 137 que aconteceu em Goiânia, em 1987.”

  • Branca Vianna, Rádio Novelo 

Everything is Alive 

“É basicamente um programa de entrevistas, com a diferença de que o host, Ian Chillag, não entrevista pessoas, e sim coisas (interpretadas por pessoas, claro). Tem, por exemplo, conversas com um banco de metrô (Sean), um jornal velho (Jennifer) e um elevador (Ana). Esse podcast faz a gente rir, às vezes se emocionar, mas, acima de tudo, faz a gente olhar de um jeito diferente para as coisas ao nosso redor.”

  • Bia Guimarães e Sarah Azoubel, 37 Graus

Hardcore History

“É um podcast de história incrível na voz do Dan Carlin. Estou ouvindo novamente os episódios sobre a Primeira Guerra Mundial, que se chamam Blueprint for Armageddon. São longos, quase audiolivros, mas muito envolventes para quem curte história militar.”

  • Rodrigo Vizeu, ex-Café da Manhã

A Terra é redonda

“Este podcast tem um formato novo para programas de ciências no Brasil. É um podcast em que, assim como o 37 Graus, a identidade, preferências e personalidade do apresentador são importantes na construção da história. Bernardo Esteves conduz o ouvinte por uma narrativa construída não só com entrevistas, como é mais comum, mas também áudios gravados em locação, trilha sonora pontuando viradas e surpresas, e roteiro. Tudo isso ajuda a guiar os ouvintes, facilitando a compreensão da informação científica. A gente aprende enquanto se distrai, se diverte, fica com medo, ri, sente todas as emoções a que estamos acostumados em filmes e séries documentais.”

  • Branca Vianna, Rádio Novelo

Articles of Interest

 “Essa série do 99% Invisible te leva numa viagem por diferentes objetos de moda. A produtora Avery Trufelman investiga a história, os mistérios e até os impactos ambientais de itens como a camisa havaiana, o jeans e o perfume de luxo.”

  • Bia Guimarães e Sarah Azoubel, 37 Graus

Babbage

“Podcast de ciência da revista The Economist. Não conhecia, e gostei muito de um episódio recente sobre pesquisa por vida alienígena, um tema pelo qual tenho tenho me interessado bastante nesses tempos loucos, talvez pelo escapismo (ou não…).”

  • Rodrigo Vizeu, ex-Café da Manhã
  • Temas
  • camp serrapilheira
  • podcasts