19/06/2020 02:46

Ciência e podcasts: Science Vs. investiga o que é verdade e o que é mito em temas populares

  • Divulgação científica

Exemplo de divulgação científica na plataforma de áudio, o Science Vs. pode inspirar quem vai se inscrever no Camp Serrapilheira 2020: Podcasts

Kaitlyn Sawrey no Camp Serrapilheira

Não há uma maneira única de contar uma história, mas a radiojornalista Kaitlyn Sawrey mostra que, quando se trata de ciência, podcasts podem ser uma boa solução. A australiana coordena o Science Vs., programa que aborda a ciência por trás de assuntos da moda. 

Palestrante na primeira edição do Camp Serrapilheira, a produtora veio ao Brasil em 2018 para contar sobre a rotina de confrontar opiniões comuns com dados científicos. Nos episódios, já foram discutidos os mais variados temas sob a perspectiva científica, como espinhas, imigração, armas nucleares e dietas. Para Sawrey, o desafio é manter o ouvinte interessado. “É preciso passar as informações de um jeito que impressione para que ele não esqueça”, observa.

O podcast foi desenvolvido a partir da ideia de fazer um “Ciência versus Gwyneth Paltrow’”, já que a atriz é conhecida por recomendar produtos e técnicas supostamente boas para a saúde, mas sem benefícios clínicos comprovados. “Não falamos exatamente sobre fake news, mas exploramos assuntos sobre os quais as pessoas têm opiniões, não necessariamente verdadeiras”, explica Sawrey. 

Em sua participação no Camp 2018, a radiojornalista compartilhou com a plateia seus truques favoritos para fazer os cientistas explicarem conceitos de maneira simplificada, de forma a atrair os ouvintes. “Eu peço para eles me levarem ao momento em que fizeram uma descoberta, ou para imaginarem que estão dentro do experimento. Precisamos dessa emoção para que sintam a intensidade imersiva do rádio”, exemplificou.

Fatos e histórias

O processo de produção do Science Vs. é rigoroso e detalhista. A pesquisa começa na definição do tema. “Usamos ferramentas do Google para saber o interesse das pessoas em determinado assunto”, conta. “E escolhemos também com base na falta de informação correta disponível sobre o tema.  Depois listamos perguntas que gostaríamos que fossem respondidas no programa.”

Na segunda fase de produção, Sawrey conversa com cerca de dez pesquisadores por telefone em busca de informações e também para saber se eles se comunicam bem para serem entrevistados no podcast. Porém, apenas três ou quatro pesquisadores vão ser gravados posteriormente. “Mesmo quem não é entrevistado no podcast contribui para o entendimento do tema, então eles são creditados no fim”, diz.

Já no processo de gravação das entrevistas, a equipe do podcast ajuda os pesquisadores a contarem de um forma mais simples questões complexas da ciência. Depois de pronto, o script é enviado para uma pessoa de fora da equipe que faz a checagem dos fatos. Com todo esse trabalho criterioso de pesquisa e checagem, cada episódio do podcast leva em média oito semanas para ficar pronto. 

Camp 2020: podcasts

O Camp Serrapilheira 2020 busca projetos de podcasts que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes. O Instituto vai selecionar até oito propostas, que receberão até R$ 50 mil, cada, para desenvolvimento dos projetos. Os contemplados também participarão de um programa de treinamento com a PRX, seguido de três sessões de mentoria. As inscrições vão até 10 de julho. Saiba mais aqui.

Notícias relacionadas

Criadora de podcast sobre ciência se apresenta no Camp Serrapilheira

Por dentro do podcast Science Vs

  • Temas
  • camp serrapilheira
  • podcasts
  • Science Vs.