29/08/2018 03:06

No Canadá, instituto alia pesquisa de ponta à divulgação científica

  • Camp Serrapilheira
  • Divulgação científica

Referência em física teórica, Perimeter Institute é um dos convidados do Camp Serrapilheira

O diretor de divulgação científica do Perimeter Institute, Greg Dick

Clarice Cudischevitch

Reunir em um só lugar pesquisas de excelência em física teórica e divulgação científica é o objetivo do prestigiado Perimeter Institute, do Canadá. A fórmula para fazer isso será apresentada no primeiro dia do Camp Serrapilheira, em 4 de setembro, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

O Camp é o maior evento promovido pelo Instituto Serrapilheira até aqui e vai reunir quatro grandes iniciativas internacionais de divulgação científica em um dia de palestras aberto ao público. O Perimeter Institute apresenta uma particularidade entre os convidados: é o único que, além de ter como foco tornar a ciência acessível e interessante para todas as pessoas, é também um instituto de pesquisa e ensino.

Criado em 1999, o Perimeter promove pesquisa em física teórica de classe mundial. Os recursos do instituto advêm de uma parceria público-privada que é considerada um modelo de sucesso no Canadá. “Abordamos os problemas mais difíceis da natureza, desde a própria natureza da matéria na escala quântica até as origens do Universo e a compreensão do Cosmos”, afirma o diretor de divulgação científica do instituto, Greg Dick.

A atuação vem sendo bem-sucedida. “Um estudo da Reuters mostrou que o Canadá ficou em primeiro lugar no ranking de contribuição à física teórica. Quando excluímos as contribuições do Perimeter, o país caiu para a quarta posição.”

O outro braço de atuação do Perimeter é a divulgação científica. O instituto começou promovendo palestras públicas e festivais de ciência e, em seguida, voltou-se a alunos e professores. “Vimos que, para ter um impacto real e de longo prazo, precisávamos trabalhar com eles”, explica Dick.

O objetivo é, prioritariamente, aumentar o conhecimento científico do público, e não formar mais físicos. “Esta até pode ser uma consequência bem-vinda, mas o que queremos é que as pessoas entendam o funcionamento das coisas, o que a ciência pode fazer pela humanidade, e se tornem melhores cidadãos e eleitores.”

Dick conta que, no Canadá, o interesse da sociedade por ciência é de mais de 90%. As palestras públicas do instituto, por exemplo, são gratuitas, mas requerem inscrição online, e os ingressos costumam esgotar em cinco minutos. A ciência de ponta, principalmente, desperta uma curiosidade natural. Ainda assim, menos de 50% da população consideram-se capazes de ter uma conversa com os cientistas. “Então, há um gap entre os que se interessam e os que entendem de fato.”

Por isso, o Perimeter se engajou em promover um programa de formação de professores, de modo a capacitá-los para levar a física moderna aos alunos por meio de recursos inovadores. São diversos métodos ensinados para serem usados em sala de aula – um exemplo é o estudo do movimento circular para introduzir o conceito de matéria escura, um dos tópicos que mais intrigam os físicos modernos atualmente. Outro recurso é o uso do GPS para falar sobre mecânica quântica.

“Junto com os recursos, criamos uma rede de professores para compartilhá-los por meio de um modelo de treinamento de instrutores”, conta Dick. A iniciativa tem sido um sucesso: apenas no ano passado, esses recursos foram usados em salas de aula mais de 10 milhões de vezes, em 85 países.

Camp Serrapilheira

Lançado em abril, o programa incluiu edital para selecionar iniciativas brasileiras de divulgação científica a serem potencialmente patrocinadas pelo Instituto em 2019. Na primeira fase do Camp, 50 candidatos escolhidos apresentarão seus projetos e participarão de workshops com os representantes da Curiosity Machine, do Perimeter Institute, do Micro e Science Vs, de 5 a 7 de setembro, em evento fechado no Museu do Amanhã. Em seguida, até 20 dos candidatos serão selecionados para receber até R$ 100 mil de financiamento.

Participe do dia aberto do Camp Serrapilheira, em 4 de setembro! Inscreva-se em www.serrapilheira.org/camp.