11/04/2023 04:23

O papel da ciência no Brasil de hoje

  • Divulgação científica

Afinal, o amanhã chegou: conheça todos os projetos lançados pela chamada pública de Divulgação Cientifica de 2022

 

Em 2022 lançamos a chamada pública de divulgação científica “O papel da ciência no Brasil de amanhã”. Ela foi voltada a jornalistas/ comunicadores que propusessem projetos ousados que investigassem e informassem sobre as complexas relações entre a ciência e política, economia, cultura e outros temas de interesse público, levando em conta o momento que o Brasil vivia. 

Foram selecionadas 10 propostas, que receberam R$ 50 mil, cada, além de outras duas que apoiamos de forma discricionária. Os lançamentos dos projetos aconteceram no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023.

Conheça todos os projetos abaixo:

Aborto e mortalidade materna: a ciência como aliada para salvar vidas 

Gênero e Número

A série de reportagens investiga como a ciência pode contribuir com uma abordagem técnica para o problema do aborto como saúde pública. Leia aqui.

 

Ciência para um futuro sustentável na Amazônia

Mongabay 

Reportagens multimídia sobre os benefícios ambientais e econômicos das técnicas agroflorestais, das energias renováveis e de novas tecnologias de monitoramento. Leia a primeira e a segunda matérias. 

 

Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas

Obs. da Branquitude + Alma Preta

Quais epistemologias construirão a ciência do Brasil no amanhã? Com participação de Cida Bento e Daniel Munduruku, o filme questiona a desigualdade racial na hierarquia de saberes e produção do conhecimento. Assista aqui.

 

 

Ciência à Deriva

Congresso em Foco

Reportagens mostram como o desmonte da ciência pelo antigo governo contribuiu não só para o agravamento da covid-19, mas para diversos outros prejuízos. Leia.

 

Helipa na Ciência

Rádio Comunitária Heliópolis

A série de podcast-vídeocast promove a conexão entre a comunidade científica e a maior favela de São Paulo, discutindo temas como mudanças climáticas e genética. Escute aqui.

 

Yes, nós temos ciência psicodélica

Carta Capital

Série conta a intrigante e controversa história da ciência psicodélica no Brasil – dos primeiros estudos no Hospital das Clínicas de São Paulo, na década de 1950, ao cenário atual. Leia a primeira e a segunda reportagens.

 

Ciencia na Amazônia

Amazônia Real

Como a ciência da região amazônica foi atravessada pelo governo Bolsonaro? Cientistas contam como suas pesquisas foram afetadas nos últimos quatro anos. Veja as produções aqui.

 

 

#SoudeHumanas

Marco Zero Conteúdo

Usando o humor como linguagem, reportagem multimídia mostra a importância das ciências humanas em projetos de ponta no Brasil. Conheça.

 

Dez anos depois

Instituto Sumaúma

Podcast de entrevistas debate a Lei de Cotas, que reserva vagas em instituições de ensino federais para grupos historicamente excluídos, e que completou 10 anos em 2022. Ouça.

 

Ciência da fome

Rádio Tertúlia + Rádio Brasil Atual

Série em áudio discute o papel da ciência no cenário nacional de combate à fome, perpassando temas como insegurança alimentar e subnutrição. Saiba mais.

 

Outros projetos apoiados

Evidências em debate

Lagom Data

O projeto mapeou as maneiras como as evidências científicas são introduzidas no debate político analisando as transcrições de todas as sessões da CPI da Pandemia. Veja o relatório final aqui.

 

Quando a justiça ignora a ciência

Jota

Reportagens abordam as causas e consequências do mau uso de conhecimentos científicos em um sistema de justiça que não se baseia em evidências. Leia a primeira e a segunda reportagens.

  • Temas
  • chamada pública
  • o papel da ciência no Brasil de amanhã
  • política

Projetos e pesquisadores relacionados