Perguntas fundamentais: Serrapilheira lança nova série de vídeos

O que são as perguntas fundamentais que mobilizam os cientistas em seus processos de descoberta? O Instituto Serrapilheira lança uma série de vídeos para entender de onde vêm essas grandes questões e qual é o papel da intuição e da criatividade nas pesquisas. Confira o trailer:

Nos vídeos, conversamos com cinco jovens pesquisadores apoiados pelo Serrapilheira: Bruno Mota (Física e Neurociência), Marina Hirota (Matemática e Ecologia), Tiago Jalowitski (Geologia), Rafael Chaves (Física Quântica) e Rafael Silva (Química).

No primeiro da série, o físico Bruno Mota, pesquisador em Neurociência, reflete sobre como algo muito complexo surge a partir de um princípio simples. Ele afirma que a intuição é parte do processo científico e explica como a bicicleta é um paralelo com sua forma de pensamento. Assista ao vídeo:

Saiba mais sobre Bruno Mota. Veja também: A origem simples de coisas complexas

Já a matemática Marina Hirota, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estuda como a variedade de biomas, vegetação, animais, solos e chuvas dentro da própria Floresta criam resistência contra diferentes eventos, sejam naturais, sejam provocados pelo homem. Confira o segundo vídeo da série:

Saiba mais sobre Marina Hirota: A Amazônia sob o olhar da Matemática