Pesquisadora seleciona pós-doutorandos em Ecologia para projeto no INPA

Lagarto Ameiva ameiva. Foto: Cecilia Vieira/ divulgação Fernanda Werneck

Clarice Cudischevitch

Oportunidade para pesquisadores da área de Ecologia: a grantee do Serrapilheira Fernanda Werneck, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), seleciona pós-doutorandos para o projeto “Bases ecológicas e genômicas da adaptação às mudanças climáticas em populações naturais nas ameaçadas fronteiras evolutivas neotropicais”.

O projeto, contemplado pela 2ª Chamada Pública do Serrapilheira, integra ferramentas ecológicas, moleculares e ambientais para investigar possíveis respostas às mudanças climáticas de populações naturais de lagartos dos ameaçados mosaicos da região Amazônia-Cerrado.

O grupo de pesquisa usa parâmetros fenotípicos de capacidades térmicas e demográficos/evolutivos de DNA genômico para estimar impactos populacionais (mudanças de distribuição para rastrear climas favoráveis e/ou riscos de extinção) e possíveis respostas adaptativas (seleção térmica) às alterações ambientais.

Os candidatos devem ter completado o doutorado em uma área relacionada (como Biologia, Ecologia e Evolução); experiência em bioinformática e análise de dados genômicos e ecológicos; excelentes habilidades de comunicação e trabalho em equipe e comprovar publicações anteriores; e ter disponibilidade para residir em Manaus (AM). O início do trabalho será entre outubro e novembro e a duração é de 12 meses.

Os interessados devem enviar por e-mail o CV, carta de apresentação e informações de contato de ao menos duas referências para fewerneck@gmail.com e fernanda.werneck@inpa.gov.br.

Veja aqui outras informações sobre o projeto. Para saber mais, confira o site do laboratório de Fernanda Werneck.