André Melro Murad

Ciências da Vida

André Melro Murad usa modelos computacionais para desenvolver métodos mais eficazes no controle de pragas. Cientista da computação formado pela Universidade Católica de Brasília, ele complementou a formação com a biologia no doutorado em ciências genômicas e biotecnologia, também na UCB.

André também realizou pós-doutorado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a EMBRAPA. Seu trabalho mira as enzimas digestivas de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro, principal praga do algodão na América do Sul. Apesar do disseminado uso das plantas geneticamente mais resistentes, André diz que já se registram casos de pragas que se adaptaram a essas plantas. Com a ajuda de modelos computacionais ele espera projetar peptídeos que inibem as enzimas digestivas das pragas e, assim, salvar as plantações com defensivos agrícolas mais racionais e efetivos.

Projetos

Desenho racional de inibidores enzimáticos
Ciência / Ciências da Vida

A introdução de plantas transgênicas resistentes a insetos foi um avanço para a agricultura. No entanto, os insetos começaram a mostrar resistência adaptativa em culturas geneticamente modificadas. Daí a importância de buscar novos recursos moleculares capazes de conferir às culturas maior resistência. As enzimas digestivas presentes no intestino das larvas de insetos são essenciais para seu desenvolvimento e representam um potencial alvo para a criação de novas moléculas inseticidas. O uso de inibidores de enzimas digestivas já mostrou resultados promissores contra alguns insetos. O presente projeto se propõe a elaborar um desenho racional de peptídeos inibidores para enzimas encontradas no intestino das larvas de Anthonomus grandis (bicudo do algodoeiro). Os peptídeos serão sintetizados quimicamente e testados contra enzimas recombinantes expressadas em células de inseto.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • inibidores enzimáticos
  • insetos
  • plantas transgênicas