Bede Izuchukwu

Ciências da Vida

O zoólogo nigeriano Bede Izuchukwu dedica seu estudo à presença preocupante de plásticos em ambientes aquáticos, especialmente dos fragmentos nocivos, como os microplásticos e nanoplásticos. Tendo como foco uma bacia hidrográfica essencial para o abastecimento do Rio de Janeiro, o rio Guandu, Izuchukwu analisa o fluxo da água, o tamanho dos detritos plásticos e os hábitos alimentares dos organismos aquáticos para compreender como os plásticos migram no rio. Um estudo fundamental para criar soluções capazes de mitigar a poluição de bacias hidrográficas. 

Natural de Oraukwu, no estado de Anambra, Izuchukwu é bacharel em zoologia pela Universidade Nnamdi Azikiwe, onde se graduou com destaque de melhor aluno do departamento. Obteve o mestrado em zoologia na Universidade de Ibadan, e concluiu o doutorado em zoologia e biologia ambiental pela Universidade da Nigéria. O zoólogo é apaixonado pelos ambientes aquáticos desde criança, quando dedicava horas de seu tempo em frente à TV, devorando documentários sobre a vida marinha e ribeirinha. É um ardoroso turista de áreas ecológicas nas horas vagas, e também um apaixonado por jogar futebol. Fanático pelo Manchester United, Izuchukwu também é um admirador de Cristiano Ronaldo.

Projetos

Quais são o destino e os principais fatores que controlam a dinâmica dos microplásticos e nanoplásticos no Rio Guandu, e como podem ser determinados?
Ciência / Ciências da Vida

A presença de plástico nos ambientes aquáticos tem gerado muitas preocupações em todo o mundo devido à sua persistência na natureza e capacidade de se decompor em fragmentos minúsculos e mais tóxicos como microplásticos (MPs) e nanoplásticos (NPs). A bacia do Rio Guandu é a principal fonte de abastecimento de água da região metropolitana do Rio de Janeiro. Infelizmente, esta bacia hidrográfica tem apresentado intensa degradação de qualidade em decorrência da poluição. O presente estudo buscará considerar o fluxo de água, o tamanho dos detritos plásticos, os hábitos alimentares dos organismos que vivem na água, etc. como os principais fatores que controlam a migração do plástico no Rio Guandu. Espera-se que os resultados deste estudo ofereçam soluções para a mitigação da poluição plástica nos ecossistemas aquáticos.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira 2023: R$ 100.000,00
Grant Faperj 2023: R$ 700.000,00

Instituições

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 1