Fernanda Antunes Carvalho

Ciências da Vida

Fernanda Antunes Carvalho credita muito de sua formação como cientista à infância passada entre o interior de Minas Gerais e a capital Belo Horizonte. Foi um período marcado por banhos de lagoa, aventuras na floresta e brincadeiras nas árvores. Todo esse contato com a natureza imprimiu nela a vontade de continuar investigando seus mistérios.

Bióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, Fernanda também é mestre em botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus. Ela é doutora em ciências naturais pela Universidade Ludwig Maximilians, Alemanha. No período de pós-doutorado esteve na Universidade de Gotemburgo, Suécia. Sua pesquisa analisa a polinização das abelhas para poder contribuir para a solução do importante problema da extinção deste inseto. Nos momentos livres, Fernanda cuida da filha pequena e pratica yoga e meditação.

Projetos

Compreendendo a interação planta-polinizador no Cerrado com DNA-metabarcoding
Ciência / Ciências da Vida

A polinização, serviço ecossistêmico fundamental à biodiversidade e segurança alimentar, é realizada com excelência pelas abelhas, cujo ciclo de vida depende do pólen coletado nas flores. A extinção de espécies de abelhas é alarmante e sua conservação é impedida, em parte, pela escassez de conhecimento sobre suas relações com as plantas. Este projeto utilizará uma técnica emergente de sequenciamento de DNA, o DNA-metabarcoding, para identificar todas as plantas que são visitadas, e potencialmente polinizadas, por abelhas no Cerrado, por meio de “códigos de barras genéticos” extraídos do pólen acumulados em seus ninhos. Com essa nova abordagem, mais rápida e eficaz do que os métodos atuais, poderemos responder diversas questões relacionadas ao papel das abelhas na manutenção da megabiodiversidade do Cerrado, na produção agrícola da região, e dos efeitos das mudanças de habitat e clima sobre as abelhas.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais

Chamadas

Chamada 2
  • Temas
  • Abelhas
  • cerrado
  • dna