Fernanda Gervasoni

Geociências

A geóloga Fernanda Gervasoni se interessa pelos processos extremos que ocorrem no interior do planeta e como eles influenciam as camadas geológicas mais superficiais da Terra. Mestre em geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fez a graduação, ela é doutora em petrologia experimental pela Universidade de Münster, na Alemanha. Paralelamente ao estudo dos minerais e rochas formados nas profundezas do manto terrestre, a geóloga também se dedica às aulas no curso de geologia da Universidade Federal de Goiás. Fora das salas de aula e laboratórios, Gervasoni gosta de viajar com o marido, cozinhar e praticar yoga. 

 

Projetos

Voláteis e sua influência no manto terrestre abaixo da região Centro-Oeste do Brasil registradas em inclusões de minerais primários e acessórios em rochas alcalinas
Geociências

Rochas alcalinas como kimberlitos, carbonatitos e kamafugitos são de rara ocorrência no Planeta. Kimberlitos são rochas conhecidas por hospedarem diamantes; carbonatitos por conter minerais ricos em nióbio (Nb), fórforo (P), e elementos terras raras; já os kamafugitos são rochas ainda mais raras de ocorrência restrita a poucas localidades no mundo, estando a mais volumosa na região Centro-Oeste do Brasil. A origem dessas rochas ainda não está bem compreendida, apenas sabe-se que magmas alcalinos desta natureza possuem alta concentração de voláteis em sua composição (C, H, O, F, Cl, N) e são formados em regiões profundas da Terra (~70km a ~250 km), sugerindo que porções do manto terrestre podem ser muito ricas nestes elementos. Para desvendar o papel dos voláteis no manto, assim como a origem e evolução de rochas alcalinas do Centro-Oeste do Brasil, propõem-se investigar as inclusões presentes em diamantes e minerais cristalizados nesses magmas, que agem como cápsulas do tempo e registram a composição química e mineralógica em que estas rochas foram formadas.

Recursos investidos

R$ 99.000,00
R$ 10.000,00 (bolsa-maternidade)

Instituições

  • Universidade Federal de Goiás

Chamadas

Chamada 3
  • Temas
  • Kimberlitos
  • Rochas
  • Rochas alcalinas