Julia Pinheiro Chagas da Cunha

Ciências da Vida

A epigenética é a ciência que estuda os agentes responsáveis pela ativação ou desativação dos genes em um organismo. Fascinada pela divisão celular desde jovem, a bióloga Julia Cunha se dedica a desvendar o papel epigenético da cromatina. Julia é doutora em microbiologia e imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutora pelo Instituto Ludwig. Quando precisa se afastar dos microscópios confia na prática da ioga e das atividades manuais para manter o equilíbrio. Júlia ainda se dedica à filha de seis anos.

Projetos

Desvendando o epigenoma de um organismo simples ao longo da diferenciação celular: um atalho para entender questões epigenéticas centrais
Ciência / Ciências da Vida

Muitas questões ainda não foram respondidas em epigenética, incluindo o papel da modulação da estrutura da cromatina (e suas marcas epigenéticas) em relação à regulação transcricional. Investigaremos esta questão usando um modelo celular eucariótico simples, o Trypanosoma cruzi. Além de ter um importante apelo médico na América Latina, nestes organismos não há regulação transcricional gene-específica para a maioria dos transcritos, o que nos permite visualizar os efeitos da dinâmica do epigenoma sem a interferência da regulação transcricional. Marcas epigenéticas e alterações globais na estrutura da cromatina já foram descritas em tripanossomas, e há evidências de serem moduladas na diferenciação celular. Estudaremos o epigenoma ao longo da diferenciação celular das formas epimastigotas para tripomastigotas metacíclicos utilizando Gro-seq, Faire-seq e proteômica quantitativa. A integração dos resultados permitirá elucidar questões importantes no campo da epigenética.

Recursos investidos

R$ 112.042,03

Instituições

  • Instituto Butantan

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • diferenciação celular
  • epigenética
  • organismo simples
  • Trypanosoma cruzi