Katia Jasbinschek dos Reis Pinheiro

Geociências

Kátia Pinheiro é oceanógrafa pela Universidade do Rio de Janeiro, mestre em geofísica pelo Observatório Nacional e doutora em geomagnetismo pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, Suíça. Seu pós-doutorado foi concluído na Universidade de Nantes, França.

Kátia é fascinada por música, especialmente MPB e bossa nova. A paixão a inspirou na hora de batizar a cachorrinha Gal. Ela também é uma apaixonada por divulgar a ciência e, por isso, conduz um projeto para crianças com teatro de bonecos chamado ‘Uma aventura ao centro da Terra”. Desde 2009, Kátia trabalha como pesquisadora no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Projetos

Origem dinâmica dos impulsos da variação secular geomagnética no núcleo terrestre
Ciência / Ciências da terra

Os impulsos da variação secular geomagnética são as mudanças mais rápidas que ocorrem no núcleo terrestre. Desconhecemos, porém, o mecanismo físico que os produz; tampouco existe literatura sobre suas características principais, como a não-simultaneidade e a distribuição local/global. São esses os tópicos que serão explorados no projeto. Modelos sintéticos de fluxo no núcleo terrestre serão utilizados para resolver a equação radial da indução; os resultados serão comparados com os impulsos registrados nos dados de observatórios magnéticos e satélites.

Recursos investidos

R$ 99.700,00

Instituições

  • Observatório Nacional

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • jerks geomagnéticos
  • planeta terra
  • variação geomagnética