Natan Silva Pereira

Geociências

Da mesma forma que as camadas geológicas guardam informações preciosas sobre as condições da terra no passado, os corais também são arquivos de informação sobre os oceanos. Segundo o biólogo Natan Pereira, os exoesqueletos desses seres armazenam uma grande quantidade de dados sobre a temperatura da superfície do mar (TSM) durante anos.

Natan é professor do curso de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia. É mestre e doutor em geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Esteve na Universidade de Copenhague (Dinamarca) no doutorado e também foi pesquisador visitante no Laboratório Biológico Chesapeak, da Universidade de Maryland (EUA). Para escapar da rotina, Natan aposta nas atividades esportivas e culinárias.

Projetos

Registros geoquímicos com base em corais do oceano Atlântico Sul tropical: arquivos naturais de alta resolução para a compreensão das mudanças climáticas
Ciência / Ciências da terra

Corais contêm informações geoquímicas que podem ser utilizadas como indicadores ambientais (e.g. temperatura da superfície do mar – TSM, salinidade, CO2). O exoesqueleto desses organismos funciona como um arquivo natural, capaz de armazenar informações sobre as condições climáticas de regiões tropicais durante décadas ou mesmo centenas de anos, e tem sido apontado como uma ferramenta promissora para compreender a atual crise climática. As principais metas desta proposta são: (i) compor múltiplos registros de Sr/Ca e δ18O de corais para reconstrução da TSM das últimas décadas, em duas localizações no Nordeste brasileiro (Maracajaú-RN e Tamandaré-PE) e associar anomalias na TSM à episódios de oscilações climáticas como ENSO e deslocamento da ITCZ, e posteriormente correlacionando a eventos de estresse hídrico no semiárido brasileiro; (ii) acessar a variação de poluentes antropogênicos registrados nas última décadas nas duas regiões por meio da avaliação dos conteúdos de Pb/Ca no exoesqueleto dos corais.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade do Estado da Bahia

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • corais
  • estresse hídrico
  • mudanças climáticas
  • oceano atlântico
  • recifes