Pedro Henrique Cury Camargo

Engenharia, Química

Hoje morando fora do Brasil, Pedro é professor na Universidade de Helsinki, Finlândia. Antes, lecionava no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ele tem dupla formação no mestrado em química: pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade de Washington, Estados Unidos. Nessa última instituição ele também realizou o doutorado em engenharia biomédica. Seu estágio de pós-doutorado ocorreu na Universidade de São Paulo.

Pedro busca a eficiência das transformações químicas, o processo pelo qual a maioria dos produtos que consumimos vêm a existir. O estudo investiga nanopartículas cujas propriedades podem ser controladas e manipuladas para aumentar a eficiência energética dos processos de transformação química. Do Brasil, ainda permanece o gosto pela culinária e a paixão pelo time do coração, o São Paulo.

Projetos

Nanocatálise plasmônica: em direção a uma próxima geração de transformações moleculares sustentáveis
Ciência / Química

As propriedades catalíticas de nanomateriais metálicos são fortemente dependentes da forma, tamanho, composição e estrutura. Portanto, a síntese de nanopartículas na qual esses parâmetros possam ser manipulados permite a maximização das propriedades de tais nanopartículas. Além disso, a excitação da ressonância de plasmons de superfície (SPR) em nanomateriais de Ag e Au pode ser empregada para acelerar e controlar transformações químicas. Assim, acreditamos que combinando o controle físico-químico em nanopartículas catalíticas com as propriedades ópticas decorrentes da excitação SPR, podemos obter sistemas que sejam capazes de superar as limitações de fotocatalisadores convencionais para conversão de energia solar em energia química. Portanto, visamos desenvolver nanomateriais plasmônico-catalíticos, unindo controle físico-químico e propriedades ópticas na região do visível para gerar uma nova classe de nanocatalisadores com potencial de propiciar transformações químicas mais sustentáveis.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade de Helsinque
    (Atualmente)
  • Universidade de São Paulo
    (até 2018)

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • nanocatálise plasmônica
  • nanomateriais
  • nanopartículas
  • transformação química sustentável