Ramon Moreira Nunes

Matemática

Ramon Moreira Nunes é um explorador dos números que se dedica principalmente a  decifrar os segredos ocultos nos números inteiros. Em sua jornada, ele busca desvendar as intrincadas funções L, traçando os caminhos menos óbvios da matemática para revelar as profundezas dos números primos. Formado em matemática na Universidade Federal do Ceará, Ramon foi  à França para obter o título de mestre e doutor pela Université Paris-Sud 11. Além disso, o cientista tem dois períodos de pós-doutorado, um primeiro no Max-Planck Institut fur Mathematik, Alemanha e um segundo período na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne. Suíça. 

Cearense de origem e uma paixão pelo Palmeiras, ele assume o papel de tutor da adorável Bita. Nos momentos de descontração, Ramon deixa a matemática de lado e se entrega à dança do forró ou parte em aventuras de bicicleta. Sua paleta musical eclética, que abrange desde o rock até o samba e a MPB, é acompanhada pelo sabor de uma cerveja gelada.  Este é o matemático que faz dos números a sua melodia. Hoje atua como professor na Universidade Federal do Ceará. 

Projetos

Como estimar funções L?
Ciência / Ciências da Vida

A teoria dos números é a parte da matemática que estuda primariamente os números inteiros e suas propriedades aditivas e multiplicativas. As funções L desempenham um papel crucial na investigação de propriedades dos números primos, como a distribuição deles ao longo dos números inteiros, e têm aplicações em problemas de equidistribuição de objetos aritméticos e na teoria de curvas elípticas. O projeto busca obter estimativas não triviais das funções L, o que envolve compreender melhor suas propriedades analíticas e seu comportamento em diferentes contextos.

Instituições

  • Universidade Federal do Ceará

Chamadas

Chamada 6