Raquel Brandt Giordani

Ciências da Vida, Química

Raquel Giordani é uma farmacêutica de longa estrada. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela também seguiu o mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas na UFRGS, situada na sua região de origem. Porém, depois de concluído o pós-doutorado, Raquel conseguiu um posto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – o extremo oposto de onde vivia.

A adaptação não foi fácil, mas o foco na pesquisa científica ajudou a manter o equilíbrio. Seu trabalho é uma exploração da fisiologia das plantas para pensar como isso pode colaborar em aplicações humanas. Quando a pesquisa entra em repouso, Raquel gosta de cozinhar massas e risotos para o marido e a filha. É uma maneira de lembrar e se conectar com sua herança italiana das distantes terras do sul.

Projetos

Identidade molecular da caatinga sob enfoque das tecnologias ômicas
Ciência / Ciências da Vida

Ferramentas moleculares e de bioinformática estão transformando o estudo das plantas, ampliando o entendimento da fisiologia vegetal e dando ensejo a futuras intervenções biotecnológicas. A integração de dados de transcriptoma, proteoma e metaboloma de plantas medicinais brasileiras difundidas na Caatinga, bem como a bioprospecção de alcaloides bioativos são os objetivos do projeto. Os resultados poderão contribuir para a compreensão do metabolismo secundário das plantas sob múltiplos fatores simultâneos de estresse, em um bioma exclusivamente brasileiro em processo de desertificação.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 75.000,000

Instituições

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • bioinformática
  • caatinga
  • desertificação
  • plantas
  • tecnologias ômicas