08/06/2020 05:03

Serrapilheira, Agência Lupa e UNESCO lançam iniciativa de combate à desinformação em Covid-19

  • Divulgação científica

Parceria vai produzir conteúdos analíticos para a Folha de S.Paulo e UOL a partir da checagem de dados na plataforma CoronaVerificado

O Serrapilheira, a Agência Lupa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) iniciam nesta terça-feira (9) uma parceria para produção de conteúdos analíticos sobre a desinformação em torno da Covid-19. Serão duas colunas semanais, publicadas no UOL, às terças-feiras, e na Folha de S. Paulo, às quartas, a partir desta semana.

A iniciativa vai durar três meses e terá como base o CoronaVerificado. Lançado em maio pela Lupa, Google News Initiative e LatamChequea, o projeto disponibiliza em uma plataforma informações verificadas sobre o novo coronavírus em português e espanhol. A base de checagens organiza conteúdos conferidos por sites e agências de fact-checking em toda a América Latina, além da Espanha e de Portugal. 

Na plataforma é possível fazer buscas por boatos que circulam e ver as medidas tomadas por governos para frear a pandemia do novo coronavírus. O sistema também é uma ferramenta importante para jornalistas que atuam na cobertura, abrindo a possibilidade de múltiplas análises locais e regionais sobre as ondas de desinformação em torno da Covid-19. 

Segundo levantamento feito pelas empresas MindMiners e Avaaaz, 70% dos brasileiros buscam informações sobre coronavírus uma ou mais vezes por dia. Nada menos que 80% querem saber se foram expostos a notícias falsas sobre a pandemia e 60% acompanham TV e sites de notícias diariamente, seguidos de redes sociais. Por fim, 40% consideram redes sociais pouco ou nada confiáveis e 14% pensam o mesmo de sites de notícias. 

A nova parceria busca contribuir para melhorar este cenário de incertezas ao divulgar informações confiáveis sobre a pandemia. “Combater a desinformação por meio da checagem rigorosa de informações e a disseminação do conteúdo produzido a partir disso é contribuir para um debate público cientificamente informado”, afirma a diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi. 

“Neste momento crítico, sabemos que o nosso trabalho precisa alcançar a maior quantidade de pessoas possível”, destaca Natália Leal, gerente do projeto e diretora de conteúdo da Lupa, a maior agência de checagem de fatos do Brasil. “Contar com a parceria da UNESCO e do Serrapilheira coloca o CoronaVerificado em outro patamar em termos de relevância.”

“Contribuir para informar a sociedade verificando os fatos, por meio de um jornalismo responsável e qualificado, é o que nos prepara para lidarmos com a pandemia e suas consequências, a partir da troca de experiências, avaliação de alternativas para prevenção e análise de resultados para tomada de decisões”, acrescenta a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Quatro profissionais trabalham diretamente nesta fase do CoronaVerificado. O investimento do Serrapilheira e da UNESCO é de R$ 106 mil. Nesta nova etapa do projeto, influenciadores digitais também serão convidados a colaborar com ações de conscientização sobre o risco dos conteúdos falsos e como se prevenir deles.

  • Temas
  • Agência Lupa
  • Checagem de notícias
  • CoronaVerificado
  • Coronavírus
  • Fact Checking
  • fake news
  • UNESCO