11/09/2018 04:15

Serrapilheira apoia evento de matemática na Bahia

  • Matemática

Fractal, figura da Geometria ligada à área de Sistemas Dinâmicos. Imagem: Creative Commons

Clarice Cudischevitch

O Instituto Serrapilheira concedeu apoio financeiro à conferência “Dynamical Systems and Related Topics”, realizada em Salvador (BA), de 13 a 17 de agosto. O encontro, que reuniu os principais especialistas na área de sistemas dinâmicos, foi um evento-satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), o maior evento do mundo na matemática, que aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul, no Rio de Janeiro.

Sistemas dinâmicos são um campo da matemática em que o Brasil tradicionalmente se destaca – juntamente com análise, foi a primeira área de pesquisa matemática desenvolvida no país. Seu objetivo é entender fenômenos – naturais ou humanos – que evoluem ao longo do tempo por meio de equações.

A conferência teve o objetivo de colocar estudantes de doutorado e jovens pesquisadores em contato com os maiores nomes da área, em um ambiente fora do eixo Rio-São Paulo. O evento aconteceu no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e contou com a participação de 124 especialistas, sendo 47 estrangeiros.

Entre os participantes, estavam o único brasileiro vencedor da Medalha Fields, o pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada Artur Avila, e o matemático da École Normale Supérieure de Lyon Étienne Ghys, que foi uma das estrelas das palestras públicas de divulgação científica do ICM, promovidas pelo Serrapilheira.

  • Temas
  • sistemas dinâmicos