18/12/2023 03:14

#SerrapilheiraIndica: favoritos de 2023

  • Divulgação científica
  • Não categorizado

Qual foi o seu livro favorito do ano? Desde 2019 o Serrapilheira compartilha nas redes sociais dicas de conteúdos que têm “um pé na ciência”. São recomendações de livros, documentários, podcasts e reportagens feitas por cientistas, jornalistas e seguidores do instituto. Neste ano, reunimos 10 das sugestões mais engajadas em nosso perfil no Instagram. Confira.

Tom Gauld
A dica favorita foram os cartuns de @tomgauld, que abordam literatura, ciência e arte com humor sarcástico. Colaborador do New Yorker, The Guardian e New York Times, no Brasil seus trabalhos estão na @revistapiaui e nos livros “Golias” e “Guarda Lunar”.

 

Isabelle Stengers
Em seguida, o livro “Uma outra ciência é possível”, de Isabelle Stengers. A autora nos convoca a resistir àqueles que negam a possibilidade de um outro devir da ciência, que poderia torná‑la capaz de ser uma aliada na luta por um futuro digno de ser vivido.

 

Frans de Waal
O primatologista Frans de Waal entrou na lista com a obra “Diferentes”. O autor defende que, apesar da ligação entre gênero e sexo biológico, a biologia não sustenta automaticamente os papéis tradicionais de gênero nas sociedades humanas.

 

Philomena Cunk
Na Netflix, a minissérie “O Mundo por Philomena Cunk”. No documentário fictício, uma apresentadora de humor ácido conta a história da civilização ao redor do globo, investigando de maneira cômica o progresso da sociedade por meio de entrevistas mais do que francas com especialistas.

 

Bernardo Esteves
O jornalista @besteves entrou no ranking com o recém‑lançado “Admirável novo mundo“. O autor recorre aos saberes indígenas, a arqueologia, física, genética e linguística para narrar a história dos primeiros povos americanos.

 

Allana Collen
A recomendação do ecólogo Paulo Guimarães “10% Humanos”, livro de Allana Collen, também agradou aos seguidores. A obra apresenta pesquisas científicas para mostrar de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam o funcionamento de nosso sistema imunológico e até nossa saúde mental.

 

Patrick Radden Keefe
Em seu perfil do Twitter, a jornalista Luiza Caires recomendou “Império da dor”, do autor Patrick Radden Keefe. A obra narra a ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu império farmacêutico.

 

Randall Munroe
Mais uma dica para os fãs de cartuns, o livro “E Se? ‑ Respostas científicas para perguntas absurdas”, do cientista e cartunista Randall Munroe também entrou para a lista de favoritos do ano.

 

Michael Pollan
O biólogo Marcelo Campos recomendou “Sob efeito de plantas”, de Michael Pollan. “É leitura obrigatória para quem curte entender como as plantas podem afetar nosso comportamento”, defende.

 

Stuart A. Kauffman
Fechando a lista, mais uma vez o ecólogo Paulo Guimarães com um de seus livros favoritos: “The origins of order”, de Stuart A. Kauffman. O autor escreveu uma obra desafiadora sobre o problema geral das origens da vida e manutenção da ordem em sistemas biológicos complexos.