28/09/2021 01:55

Risco e originalidade: 5 dicas para um bom projeto de pesquisa

  • Institucional

A 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira está no ar. Serão selecionados até 10 cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os projetos escolhidos receberão dotações entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.

Neste artigo, listamos cinco dicas que vão te ajudar a apresentar uma boa proposta:

Construindo hipóteses

Hipóteses bem embasadas não surgem do dia para a noite. Considere na sua proposta o tempo para construir e repensar suas hipóteses ou para seguir caminhos não antecipados.

Hipótese sólida, experimento arriscado

Mesmo uma hipótese bem embasada cientificamente pode não ser comprovada ou pode esbarrar em obstáculos técnicos. Esteja preparado para mudar de abordagem experimental ou tentar métodos novos.

Tensione a ciência

Hipóteses arriscadas, ainda que não venham a se confirmar, tensionam a pesquisa científica e geram novos métodos e formas de pensar nas diferentes áreas do conhecimento.

Faça conexões entre áreas, mas fuja do óbvio

Pesquisas inovadoras apostam em conexões não óbvias entre áreas da ciência e dentro de uma mesma área. Não basta juntar disciplinas, é preciso apontar a novidade da conexão.

Tamanho não é risco

A ambição do projeto deve caber no período de financiamento. Não pense em uma proposta grande demais para ser executada no período de três anos.

O edital completo da 5ª chamada pode ser conferido aqui.

  • Temas
  • 5ª chamada pública
  • ciência
  • projetos de pesquisa