04/01/2021 01:28

A vacina vai chegar; e depois?

  • Blog Ciência Fundamental

Os estudos devem continuar para conhecermos a história por completo

Ilustração: Lívia Serri Francoio

Por Pedro Curi Hallal

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, nós, epidemiologistas, temos falado sobre a importância das pesquisas de campo para entender o comportamento do vírus no país. Fomos ouvidos, pelo menos em parte. Coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, o Epicovid19-BR –o maior estudo brasileiro sobre o coronavírus– já testou mais de 120 mil pessoas espalhadas por todos os estados para descobrir o número real de infectados. Mas a busca para conhecer melhor a epidemia não deve parar por aí.

Neste momento, com a atenção da mídia, dos gestores e dos próprios pesquisadores voltada para a tão sonhada e necessária vacinação da população, não podemos esquecer que a pesquisa epidemiológica não se encerra com a vacina. Ao contrário: conhecer o percentual de pessoas com anticorpos para o coronavírus, entre aquelas vacinadas e não vacinadas, será uma das principais questões científicas de pesquisa no Brasil de 2021.

Enquanto em 2020, no auge da pandemia, as pessoas que apresentavam anticorpos necessariamente haviam sido contaminadas pelo vírus, em 2021 teremos pessoas com anticorpos produzidos pela contaminação e outras com anticorpos produzidos a partir da vacinação. Será uma testagem, no mundo real, da efetividade das vacinas.

No caso do Epicovid19-BR, foram quatro fases de coleta de dados, ocorridas nos meses de maio, junho e agosto. Uma quinta fase acontecerá no início de 2021. No Rio Grande do Sul, o Epicovid19-RS já testou mais de 35 mil gaúchos, espalhados por todo o estado, em oito fases de coletas de dados: a primeira em abril, menos de 20 dias após o registro da primeira morte no estado. Estudos semelhantes, inspirados no Epicovid19, foram conduzidos em várias cidades e estados do Brasil, como São Luís (MA), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e no Espírito Santo.

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo.

  • Temas
  • Covid-19
  • Epicovid
  • epidemiologia
  • vacina

Projetos e pesquisadores relacionados