29/08/2023 03:11

Conheça os nove podcasts selecionados pelo edital do Camp Serrapilheira 2023

  • Camp Serrapilheira

Representantes dos projetos participarão de um treinamento com o Lab 37 e receberão até R$ 50 mil

Anunciamos nesta terça-feira (29) os nove projetos selecionados pelo edital Camp Serrapilheira 2023: Podcasts. Os representantes vão participar de um treinamento conduzido por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, e receber até R$ 50 mil para tirar suas ideias do papel. 

O edital buscava não somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante. Conheça abaixo os selecionados:

 

Podcast: A reinvenção da natureza
Organização: NCF Produções (SP)

Fertilização in vitro, inseminação artificial, congelamento, doação e comercialização de gametas: o podcast narrativo documental contará como a geração da vida humana tem passado pelo laboratório.

Podcast: Caatingueira
Organização: Centro Cultural do Cariri – Instituto Mirante (CE)

Narrado pela jornalista Pâmela Queiroz, nativa do Cariri Cearense, o podcast vai mergulhar na tradição de medicina popular e nas plantas da caatinga, explorando a intersecção entre ciência, ancestralidade e cura.

Podcast: Sinal de Vida
Organização: Alô, Ciência? (SP)

O fio condutor será o relato das vivências e experiências dos narradores: dois biólogos que buscam por rastros de espécies-foco da conservação da biodiversidade. Ao mesmo tempo, procuram encontrar-se em suas próprias vidas e entender as diferentes dimensões de um trabalho de campo – desde as pessoas que participam dele até os locais onde ocorrem e as histórias que nele acontecem.

Podcast: Meridianos
Organização: Lua de Maré Produções (BA)

O podcast de ficção especulativa buscará, por meio de contos sonoros, imaginar como possíveis catástrofes climáticas afetariam os habitantes e as culturas tradicionais do Nordeste. A partir da construção de narrativas com realismo fantástico em futuros distópicos, pretende ampliar a discussão sobre a construção de sociedades equitativas e justas que respeitem o meio ambiente e a vida.

Podcast: Planetário
Organização: Todo Canto Produtora (SP)

Focado em astronomia, o podcast ficcional buscará difundir conhecimento científico para crianças a partir da história da pequena Mizu, tendo como exponente as mulheres negras e cruzando dados históricos sobre descobertas científicas.

Podcast: O mar não está pra peixe
Organização: Jornal da USP (SP)

Seguindo o formato de jornalismo literário, o podcast vai destrinchar como as atividades humanas estão causando uma deterioração acelerada dos ecossistemas marinhos dos quais a maior parte da vida na Terra depende para existir, e mostrar que precisamos urgentemente mudar o rumo dessa história, pelo bem do planeta e da nossa própria sobrevivência nele.

Podcast: Os Caminhos de Niéde Guidon
Organização: B9 Conteúdo e Mídia LTDA (SP)

O podcast narrativo contará a história da arqueóloga Niéde Guidon, que completou 90 anos em 2023 e é conhecida pelo trabalho na Serra da Capivara, onde descobriu evidências que põem em xeque a teoria de ocupação das Américas na pré-história.

Podcast: Torpor
Organização: Apneia Conteúdo (PE)

O objetivo do podcast é reunir informações para fortalecer o debate sobre a ameaça dos opioides no Brasil. Estamos prontos para conter esta onda? O país tem protocolos de saúde e segurança pública para combater a chegada da epidemia? O sistema de regulação é forte o suficiente para evitar que ela chegue? A abordagem de redução de danos tem estado no radar das autoridades?

Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma
Organização: Universidade Federal da Bahia (BA)

O podcast abordará os aspectos científicos e culturais das plantas usadas em religiões de matriz africana como Umbanda, Jarê, Ifá e Candomblé, em suas diferentes nações – Ketu, Jeje, Bantu/Angola e Caboclo – e será apresentado por doutores negros das áreas de cultura e saúde.