23/11/2018 12:21

Em nova edição, curso treina professores de Ensino Médio para a Física criativa

  • Institucional

Edição de setembro do treinamento. Foto: ICTP-SAIFR

Clarice Cudischevitch

Nos dias 24 e 25 de novembro, professores de Ensino Médio de todo o Brasil vão trabalhar métodos criativos de ensino de Física contemporânea em uma nova edição do minicurso oferecido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), Perimeter Institute e Serrapilheira. O workhsop será ministrado pela primeira vez em português e acontece no Instituto de Física Teórica da UNESP.

O objetivo do treinamento é orientar os professores a ensinarem conceitos da Física moderna, como buracos negros e física de partículas, a partir de atividades práticas e do uso de materiais criativos oferecidos pelo instituto canadense Perimeter, que ministrou as três primeiras edições do curso. A última, realizada em setembro de 2018, contou com o apoio do Serrapilheira, que patrocinou a participação de professores de todo o país no workshop em São Paulo.

Durante o curso, são ensinados métodos para uso em sala de aula. Um exemplo é o estudo do movimento circular para introduzir o conceito de matéria escura, um dos tópicos que mais intrigam os físicos modernos atualmente. Outro recurso é o uso de um “baralho de estrelas” para falar sobre buracos negros.

Nesta edição, além das atividades voltadas diretamente ao ensino de Física moderna em sala de aula, haverá uma palestra sobre Física de Partículas com o professor da UNESP Rogério Rosenfeld e uma sessão chamada “Pergunte ao Físico”, com o coordenador do minicurso Nathan Berkovits, em que os participantes poderão tirar suas dúvidas.

  • Temas
  • criativa
  • ensino médio
  • física
  • perimeter
  • professor